As primeiras invenções

Colhi estas informações de livros e revistas e achei interessante colocá-las na Internet com o objetivo de poder ajudar alguém nesta pesquisa.

A ESCRITA E O ALFABETO

Os mesopotamos criaram um conjunto de marcas em forma de cunhas registradas em tábuas de argila molhada, chamadas de escritas cuneiformes. Os sumérios, assírios e babilônios usavam estas escritas não apenas para as transações comerciais, como também para documentos oficiais e até cartas de reis. Mais tarde, com base na escrita cuneiforme, os gregos criaram as vogais e as consoantes. Assim, foi criado o primeiro alfabeto da história.

A RODA

O registro mais antigo encontrado pelos historiadores sobre a invenção da roda pertence a cidade de Ur, na Mesopotâmia, onde foi encontrada uma placa de argila datada de 3.500 a.C. Os chineses e os gregos atribuem para si esta invenção, sendo que as primeiras rodas não eram tão arredondadas como as de hoje. Por volta de 1888 o escocês John Dunlop criou os pneus com câmara para bicicleta.

O PAPEL

Há indícios de que o papel já havia sido criado antes da era crsitã, encontrados num túmulo na província de Shensi, na China. Entretanto, oficialmente, foi no ano de 105 d.C.que T'sai Lun anunciou ao imperador sua criação a partir de fibras, provenientes de redes de pesca e revestidas de uma camada de cálcio, alumínio de sílica e preparado em tela de pano, esticada por uma armação de bambu. Também os egípcios participaram da história da invenção do papel ao criar fatias finas de uma planta chamada papiro. Já na Grécia Antiga, na cidade de Pérgamo, foi utilizado o primeiro pergaminho produzido a partir da parte interna da pele de carneiro.

O AUTOMÓVEL

O primeiro automóvel a andar sem uso de cavalos surgiu em 1171, criado na França por Joseph Cugnot. era composto por três rodas e movido a vapor. Atingia a velocidade de 3,5 Km/hora. Em 1862 Étienne Lenoir cria o primeiro motor de combustão interna, baseado no uso de gás. Em 1889 surge o modelo mais próximo do carro atual, desenvolvidos pelos alemães Karl Benz e Gottier daimer, o motociclo movido a gasolina. Foi produzido em massa em 1908, por Henry Ford, e fabricado apenas um modelo na cor prata.

O TELEFONE

Alexander Granham Bell, escocês naturalizado americano, através de pesquisas sobre comunicações de deficientes auditivos acabou descobrindo o telefone. Mas nesse primeiro telefone era impossível ouvir e falar ao mesmo tempo, isso só veio acontecer nas mãos do inventor da lâmpada Thomas Edison. Em 1891 é inventado o disco do telefone (dial). No ano de 1935 é feita a primeira ligação que dá a volta ao mundo e em 1970 foi feita a primeira chamada DDD, de Londres para Nova Iorque.

A LÂMPADA

Sua criação, em 1879, por Thomas Edison, teve como principal desafio encontrar um filamento da corrente elétrica. O bulbo do vidro isolaria o oxigênio, que tornaria a combustão mais rápida. Após inúmeras tentativas, ele chegou ao algodão carbonizado, que em certo nível de aquecimento é capaz de produzir luz. Com isso, inaugurou-se uma nova época, a da utilização da eletricidade como energia economicamente viável. a primeira demonstração pública da invenção do sistema de Edison foi em dezembro do mesmo ano, quando o laboratório Menlo Park ganhou um sistema completo e complexo de energia.

RÁDIO

A invenção do rádio teve como base o código morse, que foi o primeiro código usado para transmissão via rádio. Guglielmo Marconi, realizando testes em aparelhos de telégrafos, na tentativa de conduzir impulsos eletrônicos a mais de um quilômetro de distância observou que as antenas ajudavam na recepção dos sinais, o que permitia a comunicação a distâncias menores. A primeira irradiação com música foi feita na Inglaterra, em 1920.

TELEVISÃO

O primeiro aparelho de televisão era uma caixa de papelão repleta de furos, com uma lâmpada elétrica em seu interior e um farolete de bicicleta. através desse protótipo caseiro, John Bird conseguiu projetar a cabeça de um boneco em uma tela previamente instalada em seu laboratório. Já os tubos catódicos, usados no aparelho de TV foram desenvolvidos por um russo chamado de Wladimir Zworykim. A primeira transmissão de TV a distância foi feita em Londres, em 1930, onde o novo sistema começou a ser operado.

TELEFONE CELULAR

A inventora do telefone móvelfoia austríaca Hedwig Kiesler, mais conhecida pelo nome artístico de Hedy lamaar, atriz de Hollywood, casada com o austríaco, fabricante de armas. Nos EUA, durante a Segunda Guerra, ela ficou sabendo que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Intrigada com isso, criou um sistema no  qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal  a fim de que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940. a partir daí, o serviço celular passou a funcionar através da divisão de uma cidade ou região em pequenas áreas denominadas células, servidas pelo seu próprio conjunto de rádios transmissores e receptores de baixa potência.

COMPUTADOR

A invenção do computador teve como base o "Mecanismo Diferencial Número !" de Charles Babbage desenvolvido em 1821, o "Mecanismo Analítico", desenvolvido por Babbage, em 1834 e na megacalculadora eletromecânica batizada de Mark I, desenvolvida por Howard Alken, cientista da Universidade de Harward, todos os precursores das atuais calculadoras. O primeiro computador eletrônico mais próximo dos atuais surgiu em 1946, chamado ENIAC, e fazia uso  de cartões perfurados.

INTERNET

Seu surgimento foi a partir do desenvolvimento das primeiras redes de computadores interligadas no período da Guerra Fria.Os primeiros testes foram realizados em Universidades. Em 1969 surgiu a APARNET. que ligava os Centros Acadêmicos de Pesquisas dos EUA, com as bases militares. Somente em 1081 foi feita a ampliação  do uso de rede em nível internacional, quando surgiu a palavra INTERNET. Nos dias de hoje, a rede mundial de computadores interliga o mundo inteiro.

A HISTÓRIA DA ESCRITA

Começa no Egito no registro escrito dos acontecimentos. era usado o sistema hieróglifos, que registravam paavras inteiras. Na mesma época surgiu na Mesopotâmia  a escrita bilábica, com sinais que registravam os sons da linguagem falada. A invenção da escrita provocou um salto na consciência e nas habilidades cognitivasindo além das técnicas mnemônicas naturais do pensamento oral. A técnica da escrita permitiu a construção de raciocínio muito mais abrangentes e complexos. Inaugurou o que chamamos hoje depensamento analítico. Ao contrário da fala, um texto escrito pode ser visto e corrigido inúmeras vezes..

 A PÓLVORA

É uma substância que queima com rapidez, usada como propelente em armas de fogo. Foi descobderta aparentemente por acaso, na China, no século IX, por alquimistas que buscavam o elixir da imortalidade. Por volta do século X,  começou a ser usada com  propósitos militares na  forma de foguetes e bombas explosivas lançadas de catapultas e depois por canhões, cujos tubos eram feitos de bambu, que mais tarde foram substituídos por tubos de metais. da china, o uso militar da pólvora foi se propagando pelo Japão e a Europa. Foi utilizada extensivamente na conquista da Mongólia no século XIII.

IMPRENSA

Na Alemanha, no século 15, o ouvires Johannes Gutemberg a arte de fundir tipos móveis (carimbos com letras feitas em madeira e mais tarde em metal), que permitem a organização e disseminação do conhecimento. o primeiro livro produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. A reprodução de textos com a utilização de tipos móveis começou por volta de 1453, na Europa com os trabalhos de Gutemberg, em Estransgurgo.

ANTIBIÓTICOS

De todas as descobertas voltadas ao bem-estar humano, esta foi a que transformou  profundamente a nossa história, ao livrar-nos  da maioria das infecções bacterianas que provocavam grande mortalidade no passdo, como a tuberculose, a pneumonia, a meningite, a sífilis, a crupe, a gangrenae outras. A partir da PENICILINA, descobertas ao acaso pelo médico inglês Alexander Fleming, em1928 os antibióticos tornaram-se uma grande industria na Segunda Guerra mundial.

DINAMITE

Em1866, o sueco Alfred Nobel inventou a dinamite, artefato explosivo a base de nitroglicerina, mais seguro que  a pólvora e que a própria nitroglicerina. nobel patenteou sua descoberta como p[ó de segurança para explodir. Invento teve largo emprego na indústria bélica e nas escavações de túneis. Nobel ao morrer, deixou os seus bens para uma fundação encarregada de premiar anualmente os homens que mais contribuem para o bem da humanidade, inclusive promovendo a paz.as, primeiras, invenções, descobertas

Comentários

Postagens mais visitadas