Tabagismo

Você tem muitos motivos para parar de fumar


A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes, entre elas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão, estes últimos compostos por mais de 40 substâncias canceríginas.

O monóxido de carbono temafinidade pela hemoglobina presentes no glóbulo vermelho do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para rodos os órgão do corpo. a ligação do monóxido de carbono com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que prejudica a oxigenação de alguns órgãos, causando doenças como a arteriosclerose.

A nicatina é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma droga psicoativa que causa dependência. No brasil estima-se que o tabagismo causa cerca de 200 mil mortes por ano.

O tabagismo aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças, principalmente as cardiovasculares (como infarto e angina), o câncer, as doenças respiratórias, e obstrutivas crônicas (como efisema e bronquite).

Uma mulher grávida que fuma, além de correr o risco de abortar, possui maior chance de ter um filho que apresente bsixo peso, menor tamanho e defeitos congênitos.

Nem só os fumantes sofrem as condequências do hábito de fumar. O tabagismo passivo - inalação de fumaça por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados - é a terceira maior causa de mortes evitável no mundo. O ar poluído pela fumaça dos derivados de tabaco contem, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias canceríginas quando acompanhada à fumaça que é absorvida pelo fumante, após passar pelo filtro do cigarro.


Assim, é comum o tabagista passivo apresentar sintomas como irritação nos olhos, coriza, manifestações alérgicas, tosse e dor de cabeça. Além disso, observa-se um aumento do número de doenças (hipertensão arterial e angina0 em adulto e infecções respiratórias em crianças expostas.


Fonte: INCA Instituto Nacional do Câncer

Origem do cigarro


O tabaco é uma planta solanácea, originária da ilha de Tobago,  Antilhas, cujas folhas diferentemente tratadas, servem para fumar, cheirar ou mascar. Levado para a Europa pelos espanhois e vulgarizado na França pelo embaixador Nicot (daí o termo nicotina), cultivou-se o tabaco em quase todos os países.














Comentários

Postagens mais visitadas