Alguns pensamentos da Renascença

O período da  história chamamos "moderno" tem uma perspectiva mental que difere, sob muitos aspectos,  de período medieval. E por todo o tempo eles, os grandes mestres em sua arte, influenciaram a nova cultura.
No começo do século XVI houve um breve período de vários aspectos contrários à Teologia. Não era anarquia nem imoral, mas desejosa de divulgar o máximo possível, o saber.


Erasmo, o filósofo
Eis alguns pensamentos que marcaram toda uma história: 

"Não há exemplo de uma nação não protestar quando os governantes são sábios". (Francis  Bacon)                     



"Com respeito à ética, dizem-nos que se mostram muito inclinados a pensar que a felicidade consiste no prazer". (Thomas Morus)

"A melhor felicidade é a que está baseada na ilusão, já que custa menos: é mais fácil a alguém imaginar-se rei  do que tornar-se na realidade". (Erasmo)

"Um governo perecerá, se for sempre bom; deve ser tão astuto como uma raposa e tão feroz como um leão". (Niccoló Machiavelli) 

"Da mesma maneira que é agradável dormir depois de um dia bem aproveitado, podemos também dizer que é agradável morrer depois de uma vida bem empregada". (Leonardo da Vinci)

"A última palavra deve ser de humildade. Nós, simples mortais, mesmo ao pretendermos julgar os deuses, não devemos deixar de  reconhecer a sua divindade". (Michelangelo)

"Penso, logo existo, torna a mente mais certa do que a matéria, e minha mente mais certa do que a mente dos outros". (René Descartes).

"Precisa ser cruel para ser bom". (William Shakespeare) 

"Ninguém deixou de ser estudante para ser soldado que não fosse por necessidade". (Miguel de Cervantes Saavedra)

"O bem mais alto que o espírito é o conhecimento de Deus, e a  mais alta virtude do espírito é conhecer a Deus". (Spinoza)

"A alma humana é uma mônada superior cuja união com o corpo se explica pela harmonia preestabelecida, o que exclui a atividade recíproca e o livre arbítrio". (Leibniz)

"A presença do mal é necessária para avivar, pelo contraste, a beleza do conjunto". (Leibniz)

"É proibido matar; por isso punem-se os assassinos, a não ser quando matam em grande escala e ao toque de cornetas". (Voltaire).

Comentários

Postagens mais visitadas