Dicionário dos sonhos

INTRODUÇÃO


Não é de hoje que o homem busca um significado para as inúmeras imagens que invadem seu sono - algumas imprecisas e indefiníveis, outras não nítidas que continuam inquietantes mesmo depois do despertar. Em todos os tempos e lugares sempre houve gente interessadas em interpretar o conteúdo onírico. Mas na Grécia antiga é que vamos encontrar a origem de todas as teorias sobre os sonhos aceitas pelo Ocidente até princípio deste século.


Homero, por exemplo, dividia os sonhos em verdadeiros e falsos, considerando a distinção entre os dois grupos, o passo primordial para desvendar seu mistério. Para Hipócrates, o pai da medicina, liberta do corpo durante o sono, a alma teria capacidade de perceber as causas das doenças. Heráclito, acreditava que, ao dormir, cada pessoa adentrava seu mundo único e particular. Mas foi Artemidoro de Éfeso quem primeiro realizou uma abordagem consistente sobre o assunto. Da sua observação direta de três mil sonhos nasceram os primeiros dicionários de significação onírica, que criaram uma verdadeira tradição, seguida principalmente pelos árabes.


De uma forma ou de outra, durante toda antiguidade ou Idade Média , os sonhos sempre foram vistos como uma manifestação favorável ou hostil de seus superiores. A partir da época moderna, com o florescimento das ciências naturais, toda essa mitologia transformou-se em psicologia, e o homem passou a encarar os sonhos como um produto de sua própria mente, deixando-os por centenas de anos sem explicação. Foi preciso esperar pela virada do século XX para que o médico austríaco Sigmund Freud revalorizasse os sonhos, formulando um método de interpretação bastante especializado. Segundo o fundador da Psicanálise, o sonho é uma realização disfarçada de um desejo reprimido, e sua interpretação constitui um caminho para o inconsciente. Por considerar a sexualidade infantil reprimida uma das principais forças motivadoras dos sonhos, ele centrou sua atenção na habilidade da mente em empregar substituto para os órgãos e atividades sexuais. E, estudando as livres associações de seus paciente - por exemplo, objetos pontudos, representando o pênis e objetos circulares, os genitais femininos - , concluiu que esta forma de simbolismo é praticamente universal.


Discípulos dissidentes de Freud, o psicólogo e filósofo suíço Carl Gustav Jung desenvolveu uma linha mais flexível para a terapia em geral e para a interpretação dos sonhos em particular. O idealizador da teoria dos arquétipos coletivos defendia que, em vez de ser a realização de um desejo, o sonho é uma “auto-representação” devendo ser interpretado de maneira que o sonhador julgar mais útil. O êxito da interpretação de um sonho estaria, portanto, diretamente relacionado a possibilidade de seu autor poder entregá-la de maneira construtiva. Apesar de terem surgido muitos outros estudos sobre sonhos depois de Freud e Jung, os enigmas do universo permanecem instigantes como nunca para nós, fornecendo terreno fértil para a prática da adivinhação.


Nesse sentido, oferecer ao leitor interpretações que resgatam a tradição divinatória de gregos e árabes alinhada ao mais diversificado quadro de imagens oníricas, este Dicionário de Sonhos pode se constituir num interessante exercício para a descoberta de seu mundo interior.


Dicionario de sonhos


A


  • Abanador. Signo do alívio, descanso riqueza depois de muita privação. representa também uma mulher, um filho cuja companhia se busca.
  • Abelhas. predizem prosperidade, riqueza e bem-estar. Extrair mel de uma colmeia indica vontades lícitas. O vôo das abelhas acima da cabeça de alguém prediz um alto cargo. Para os agricultores as abelhas são um símbolo de boas colheitas; para os militares, ao contrário, prenúncio de guerras. Matar abelhas é vencer um inimigo. Outros intérpretes dizem que as abelhas anunciam os sábios, os escritores e os homens trabalhadores, úteis a si mesmos  e aos demais. ser picados por abelhas prediz conspiração contra o  sonhador; mas  se conseguir matar essas abelhas oníricas, isso significa que uma vitória se aproxima.
  • Abismo. Ver um ameaça de susto e más notícias. Cair num; ameaça de loucura.
  • Abraçar. O abraço no sonho representa vida longa. Abraçar um morto significa que o adormecido viverá muitos anos. Se é o morto que abraça o sonhador, presságio de morte para este último. Abraçar um inimigo representa paz entre os dois. Abraçar uma mulher; vida mundana. O abraço entre homens significa ajuda mútua e, entre mulheres, adulação.
  • Acidente. Assistir a um acidente, aborrecimentos. Sofrer um acidente, advertência para tomar precauções dobradas; evitar o meio (montanhas, escadas, etc.) ou veículos (automóveis, trens e outros) pelo qual o acidente se manifestou por um dia.
  • Acordar. Trabalho feliz e boas obras. Acordar num sonho pode também ser responsabilidades, vida longa
  1. Despertar alguém indica um bom caminho.
  • Açúcar. Anuncia alegria, cura de uma doença, esperança realizada, lucro ou beijo de uma pessoa querida. Ver muita quantidade de açúcar representa intrigas.
  • Adão. Para os árabes, sonhar com Adão é pecado. Sonhar por ter matado um homem representa traição a um governo instituído ou ingratidão aos pais ou professor ou, ainda, traição. Ver Adão e Eva; bons presságios para planos importantes.
  • Adivinho. Ver um adivinho num sonho se traduz por anular um trabalho. Já visitar a casa de um adivinho representa aflição.
  • Adulação. Aquele que adula por interesse material conseguirá sucesso. Adular com objetivo de instruir-se significa trabalho edificante, propósito conseguido. Se é habito sonhar com adulação, é servilhismo e humilhação.
  • Adultério.  No sonho é uma forma-pensamento que se transforma em realidade com o tempo. Indica também instinto de roubo, traição. Se é uma mulher que incita um homem a cometer adultério, este receberá dinheiro por uma conduta ilícita. Entrar num prostíbulo e não sair presságio de morte ou escândalo.
  • Afeminado. Ver-se afeminado num sonho é sinal de que surgirão temores, perdas ou coisas inesperadas.
  • Afogamento. Ver alguém se afogando, os inimigos serão derrotados. Ver uma pessoa afogada, melhoria de emprego ou de situação inesperada.
  • Agonia. Dúvidas religiosas ou em relação às Escrituras.Escrituras Sagradas Também pressagia preparativos para uma viagem, casamento, mudança, pagamento de dívida ou divórcio.
  • Agradecimento. Agradecer a Deus significa a salvação dos  problemas, obtenção de sorte e de altas posições. Se é um governante que sonha, esta visão prevê encontro com alguém hierarquicamente melhor posicionado. Se é um religioso, prevê companhia protetora de altas autoridades.
  • Água. Sinal de vida feliz. Aquele que sonha com água terá sorte ou se casará. Água clara e abundante representa justiça. Bebê-la é sinal de salvação de um inimigo ou ano próspero. Beber um copo com água e continuar com sede é um aviso para que o marido cuide melhor de sua esposa.Cair em água clara, surpresa feliz; cair em água estagnada, prisão. Banhar-se em águas turvas e sair rapidamente prediz para o doente sua cura, e para o prisioneiro, a liberdade. Ver o rosto refletido na água prediz um bom presságio. Jogar água fora, perda de dinheiro. Regar um jardim , benefícios de uma mulher.
  • Aguadeiro. Homem bondoso. Dar de beber num sonho significa por bom angúrio para o aguadeiro. Encher um vaso de água e levá-lo para casa é sinal de dinheiro para o sonhador. Também representa o homem que ama a paz e harmonia.
  • Águia. Segundo uma lenda árabe, Salomão, o sábio, chamou a águia de rainha das aves. Por isso os intérpretes árabes aconselham àqueles que sonham com esta ave atacando ter cuidado com o chefe ou alguém superior, se a águia é pacífica pode ser que o sonhador receba prêmios ou seja honrado. Uma águia morta no sonho pressagia morte de um grande personagem. Voar como uma águia num vôo horizontal prediz uma missão diplomática; em vôo vertical, até perder de vista, morte do sonhador em uma viagem.
  • Agulha. Agulha é simbolo de união. Num sonho representa casamento para o solteiro, e bem-estar para o pobre. Encontrar uma agulha num sonho significa mudança numa situação; melhora econômica, dívidas pagas reatamento de vínculos. Sonhar com perda de agulha significa mal-estar, roubo, estafa ou perda de materiais. Enfiar uma agulha em alguém representa que o outro é mais forte e deve causar danos ao sonhador. Consertar roupas com agulha representa a emenda para erros passados ou arrependimento diante de más ações.
  • Ajoelhar. Ver-se de joelhos,orando, e sinal de humildades e de grandes condições morais. Assinala também um homem isento de orgulho, que serve a deus dentro de seus esforços., cumpre os mandamentos e triunfa sobre o mal..
  • Alcoviteiro.  Pressagia mudanças das coisas de mal a pior. Denuncia lugares imundos. A intriga se traduz por uma vida relaxada e folgada, comércio de traficantes ou falso testemunho.
  • Aldeia. Vaticina abundância e bem-estar. Se os produtos da aldeia forem poucos quer dizer que será pouca produção na vida real. A aldeia também é uma esposa que colabora eficazmente com o marido. É sinal de vida austera, simples, honesta e ingênua.
  • Alegria. Pode indicar choro ou alívio. Por outro lado, ver-se alegre num sonho representa tristeza.
  • Algodão. Ganância. A planta do algodão indica homem honesto.
  • Alho. Signo do dinheiro ilícito, palavras obscenas e picantes. aquele que tem alho no sonho muda o bem para o mal; o que o come receberá palavras duras. ;Arrancar o alho durante o sonhos representa problemas trazidos por parentes.
  • Alimento. Todo alimento que surge num sonho é visto como doença. Tomar caldo ou sopa representa vida longa. Comer em festa é bom angúrio; em velório é mau presságio. deixar de comer anuncia um bom caráter.
  • Alma. Ver, é necessário ter prudência; ver uma alma sofredora, vida tranquila; ver uma alma que fala, situação que exige conselhos e cautela.
  • Almofada. Indica um marido, uma mulher que guarda  segredos, descanso moral, refúgio em hora de cansaço. O almofadão no entanto, representa o pessoal de serviços domésticos.
  • Alvorada. Cumprimento de um dever. Encontrar com alguém numa alvorada traduz-se em testemunho favorável. A luz brilhante da alvorada representa arrependimento, triunfo moral, salvação de um perigo.
  • Ameaça. Receber uma ameaça num sonho é triunfo sobre o autor da mesma. Ver-se ameaçado para sofrer uma humilhação, representa derrota para o inimigo e libertação para o ameaçado. A ameaça pode ser sinal de paixão desenfreada.
  • Ameixa. Sinal de saúde e bem-estar. fora da estação, a ameixa representa cansaço e dificuldades.
  • Amigo. Falar com um, desavença no lar. Visitar um, situação embaraçosa. Ver um sem lhe fala, bom presságio. receber visita de um amigo, tranquilidade em casa.
  • Amor. Quando sincero, felicidade e contentamento através da sadia adaptações às condições de vida. Em sentido inverso simboliza o estado de exaltação de nossos instintos físicos;cegueira menta, aflição desgraça. Queimaduras e incêndio durante o sonho, amor ardente. Paixão carnal, sinal de irreligiosidade, fracasso nos negócios e desdém a Deus. Unir-se à pessoa amada no sonho, perigo ou castigo.
  • Ancião. Ver um no sonho, é bom indício. A chegada de um ancião no sonho anuncia um bem por receber. Seguir um deles prevê abundância e bem-estar.
  • Anel. O anel se inter preta de diversas formas. Pode significar esposa, um filho, trabalho, dinheiro, uma jovem. O homem que levar um anel recebe um sinal de que terá um filho homem. Para o governante o anel é sinal de poder , e a pedra que o anel levar representa o acatamento do povo diante de suas ordens. Ruptura do anel é sinal de separação. Quando alguém sonha ter enviado uma anel a uma pessoa e tê-lo recebido de volta, isso significa que não vai conseguir casar-se com a pessoa amada. Perder um anel é perde posição; surgirão desgostos e inconvenientes desagradáveis.
  • Anticristo. Ver um anticristo no sonho é mau sinal. Indica um governante cruel, malvado, que mente e engana, e cujos seguidores são perversos. Para o viajante, a aparição do anticristo é um mau presságio; por onde passar o personagem, surgirão desgraça, tirania, fome e doenças.
  • Antigo Testamento. Sonhar com o Antigo Testamento sem entender o que se lê, representa um homem fatalista.
  • Apagar (fogo). O ato de apagar o fogo prediz uma insurreição ou uma guerra. Entretanto, sopra as cinzas de uma fogueira significa revolta.
  • Apedrejar. Insultar e maldizer ao apedrejado.
  • Apóstolo. Refere-se aqui aos apóstolos de todas as religiões. Ver qualquer um desses homens pode representar a fé do sonhador; ou ainda, movimento de exércitos ou multidões, advertência contra o mal, cuidados contra um inimigo ou um chamamento para propagar a palavra do bem.
  • Aprender. Aprender a ler num sonho significa que se passará de pobre a rico, de ateu a crente. Se for solteiro, se casará, se for casado terá filhos. Tentar aprender algo mas achar o assunto difícil, um passo maior que a perna, no momento. Convém reavaliar a situação.
  • Aranha.  Ver; traição de pessoa a quem depositamos confiança. Matar uma, sorte no jogo. Ser picado por uma, sorte nos negócios. Ser perseguido por uma ou mais, aborrecimentos, tanto mais sério quanto maior o número de aranhas.
  • Arar. Representa casamento, mas também , sinal de cultura, de convivência com pessoas versadas em ciências.
  • Arco. Viagem próxima, um irmão, mulher com um filho, fé em Deus. Entregar o arco à esposa significa nascimento de um filho e receber o arco da mesma, o nascimento de um menino.
  • Arco-íris. Símbolo do sossego e da paz. Se surge vermelho é sinal de sangue durante o ano e assinala perigo para o sonhador Se é amarelo, representa doença.
  • Areia. Em pouca quantidade, representa sorte. Caso contrário, é sinal de preocupação. Transportar areia de um lado para outro, ganhar dinheiro. Alguns, ainda, traduzem como trabalho árduo e difícil.
  • Armas. Elas representam vitória sobre o adversário. Ver-se armado no meio de pessoas é sinal de superioridade. Se as pessoas olham para a arma, é sinal de calúnia. Levar armas com dignidade, hierarquia perfeita e propósitos logrados.
  • Arrastar. Arrastar as coisas com facilidade representa vitória sobre as dificuldades. Se as coisas que se arrastam são feias é sinal de fatos desagradáveis.
  • Arrependimento. Obtenção de honra, abundância e bem-estar, depois de passar por muitas dificuldades. O arrependimento onírico de um homem que duvida é sinal de luz e esperança em sua vida.
  • Arroz. Dinheiro conseguido depois de mito trabalho.
  • Árvore. Ver, tranquilidade de espírito, se as árvores estão verdes; aborrecimentos, se secas. Ver uma derrubada por um raio; mau agouro. Subir numa; dificuldades vencidas. Ver alguém subir numa;ameaça de traição por parte de falsos amigos. Ver alguém cair de uma; triunfo sobre as intrigas armadas por falsos amigos. Derrubar uma ou ver alguém a derrubá-la, doença grave.
  • Asfixia. Sentir asfixia durante o sonho é sinal de que o sonhador terá de falsificar documentos ou agir de má fé. Se esta asfixia terminar com a morte do sonhador, é sinal que ele sofrerá uma grande dificuldade material. Também se traduz com uam cobrança de alguma dívida.
  • Assalto. Ser assaltado; despesas imprevistas. Tomar parte de um; imprudências, prejuízos.
  • Avareza. Avareza durante o sonho representa um mal sem remédio durante a vigília. Os estudiosos do sonhos afirmam que sempre há uma correspondência entre a avareza onírica e a mentira, a hipocrisia e a mesquinhez na vida real.
  • Ave. Uma ave desconhecida é presságio de morte; uma ave que cai sobre o sonhador é sinal de viagem ou trabalho, e as aves negras pressagiam mau agouro.


B


  • Baile. Estar em um sem dançar; esperanças. Dançar em um; ilusões desfeitas. Baile de máscaras; oportunidades inesperadas.
  • Balança. Simboliza a fé, a justiça no falar e no fazer. Pagamento de dívidas, cumprimento de uma promessa. Balança comercial indica ume engenheiro, construtor, juiz. Pesar dinheiro numa balança é sinal de falso testemunho.
  • Balde. Prediz um homem que tira dinheiro com astúcia. Tirar água de um poço com um balde e vertê-la em um outro lugar traduz-se por dinheiro obtido por meios ilícitos. Regar um jardim com um balde de água se interpreta por uma mulher encantadora cujo amor é correspondido.
  • Baleia. Bons presságios. Influências protetoras à volta do sonhador.
  • Banana. Ver na casa de alguém uma bananeira prediz o nascimento de um filho. Comer banana representa ganhar dinheiro de uma pessoa estranha. Para o comerciante é sinal de prosperidade; para o religioso, é sinal de fé e piedade. Para o doente, perigo de morte; para outros estudiosos, símbolo de culto fálido ou fecundidade sexual.
  • Bandeira. Interpreta-se com uma coisa conhecida pública e também como poder, autoridade, hierarquia. Se for vermelha, triunfo depois de lutas. O negro é presságio; amarelo, sabedoria; o verde, viagens. O branco representa celibato; o azul, pureza.
  • Bandeja. Significa uma pessoa querida ou uma vida de privações. Para as mulheres, a proteção de um homem; para um homem, uma mulher venerável.
  • Banho. Em geral, o banho sempre foi interpretado por um lugar de vício. Tomar um banho quente num sonho, ser prejudicado por uma mulher. Construir um banheiro é cometer um ato indecoroso em público. Beber água quente durante o banho é sinal de aflição, doença.
  • Banqueiro. Indica um homem cujos conhecimentos só servem para coisas mundanas e, cuja arte, é negociar com palavras.
  • Baratas. A barata significa um inimigo fraco, pequeno e insignificante. Às vezes indica o estado impuro do corpo e da alma.
  • Barba. Para o homem significa riqueza e hierarquia. Se é uma barba longa é anúncio de posição, de dinheiro, poder, vida calma. Barba negra representa riqueza. Amarelada, pobreza e enfermidade. A mulher casada que se vê no sonho com barba perderá seu marido.
  • Barro. Ver um homem rebocando uma casa se interpreta por um ser que tapa os defeitos e faltas dos outros. Fazer barro; fazer boas obras. Ver barro, perigo; pisar no barro, doença ou desgraça. Para o doente, o barro é sinal de morte.
  • Bastão. Significa homem honrado. Ver-se num sonho com um bastão representa um grande senhor que ajudará o sonhador, mas mediante intrigas e astúcias. Golpear o solo com bastão, vencerá a luta sobre posse de terras.


  • Baú. Jovem muito bela. Também é a casa do homem,sua esposa, seu negócio. Para o solteiro, o baú é sua futura esposa; para o pobre representa riqueza e viagens.
  • Beijo. Significa conseguir algo desejado. Beijar com paixão é receber benefício daquele que foi beijado. Beijar um governante; ocupar seu lugar. Ver-se beijado por um juiz, é bom angúrio. Sentir-se beijado por Deus, todo pedido será atendido. Beijar uma mulher pintada e bem vestida; casamento com uma viúva rica. Para o doente, beijar um morto é sinal de fatalidade.
  • Berço. Comprar um berço ou ver-se num berço representa obtenção de bens. É também lugar de descanso. Para os homens é sinal de tristeza, prisão. Para o solteiro, casamento; para o casado, nascimento de um filho.
  • Bigode. Signo de fortuna. Ver os bigodes crescerem de forma irregular pressagia , defeitos, aflição, vícios.
  • Boca. Chave para o fim de todos os problemas que preocupam o sonhador, seu bem e seu mal, seu triunfo e sua derrota. Tudo que sai da boca durante o sonho se interpreta por coisas boas se são palavras corretas e honestas. O que entra é sempre sinal de subsistência.
  • Bola. A bola ou o globo pressagiam disputas. Pode predizer a chegada de um homem.
  • Bolsa. Representa o corpo humano. Ver uma bolsa vazia é sinal de morte para o dono da mesma. Bolsa com dinheiro, sabedoria. Se a bolsa está estragada é sinal que o sonhador tem muito o que estudar. Representa também um segredo a ser guardado.
  • Borboleta. Voando é sinal de separação de amantes por motivo de viagem. Pousada; sorte no jogo, durante cerca de três dias. Matar uma, azar no jogo, durante cerca de três dias.
  • Braço. Um braço dolorido representa tristeza. Ver uma mulher com os braços desnudos; vida mundana. Ver um homem com os braços mais curtos que o normal; valentia, generosidade, admiração.
  • Brasa. Pedido que está para ser concedido. Assinala também víveres de que se necessita com urgência, Ou, ainda o amor ao estudo, apego à leitura, necessidade de melhor vida espiritual.
  • Briga. Em geral, significa mudanças. Ver uma; rivalidade que deve ter um fim. Está em uma, incertezas. desfazer uma, paz entre inimigos.
  • Brincar. Ver crianças brincando, sucesso no amor e nos negócios pessoais.
  • Búfalo. Indica um chefe inovador, majestoso, valente, que não teme nada. Se uma mulher sonha que tem chifres de búfalo, significa que casará com um grande personagem ou será elevada a um alto cargo.Ver um búfalo utilizado para a lavoura traduz por mesquinhez. Possuir um rebanho de búfalos significa que terá a seu serviço homens corpulentos.
  • Buraco. Vazio; decepção. Muitos buracos; surpresas. Ver alguém cavando um doença grave na família.
  • Burro. Tem várias interpretações; filho,esposa, viagens, homem de bom critério, sábio e paciente, muito trabalho. Outras vezes o burro assinala o homem sem trabalho. Sonhar com um burro corpulento é sinal de opulência. Se é branco, se interpreta por um homem que vive luxuosamente.


C


  • Cabeça. Representa a mais alta hierarquia humana, a própria vida, tanto material, quanto espiritual. Ver num sonho a cabeça maior do que é se interpreta como o pai ou a mãe, honra ou glória. Uma cabeça menor que o normal representa perda de posição. Andar cabisbaixo é viver longo tempo de humilhação.
  • Cabelos. Dinheiro e vida longa. Arrancar os cabelos; pagamento de dívidas. Pentear-se e ver cair piolhos; faltas descobertas, perda de dinheiro.
  • Cabra. Uma mulher má. Cabra gorda; mulher de vida viciosa ou relaxada. Encontrar uma cabra; fortuna, abundância, bem-estar. Se entra uma cabra em casa; ano de pobreza. Um cabrito surge num sonho, presságio para a chegada de um filho.
  • Caçador. Homem  astuto e mulherengo, de maus costumes.
  • Cachorro. Ver um briga de cães, aborrecimentos na família. Ser mordido por um prejuízo. Ouvir o latido de um sem vê-lo, separação de uma pessoa querida. Ver um fazendo festa; sorte no jogo. principalmente se for a pessoa que sonha.
  • Cair.  De uma montanha; bons angúrios. Cair desde o céu, depois de uma subida, prediz riqueza.Cair de uma escada representa um mau presságio.
  • Caixa. Ver uma vazia, dificuldades nos amores. Comprar ou ganhar uma, principalmente se estiver cheia, ; se for homem, sucesso no amor; se for mulher, satisfação de um desejo oculto. Ver várias empilhadas, satisfação de um desejo, tanto mais completamente quanto maior o número de caixas.
  • Calor. Quando alguém sente calor num sonho se interpreta como bem-estar geral, se é época de frio. Mas se ocorrer no verão, a interpretação é oposta.
  • Cama. Se traduz por esposa. A cama de madeira é bom sinal; a de palha indica pobreza, a de pano com adornos significa opulência, bem-estar. Cama sem colchão, viagem do sonhador ou da sua esposa. Ver-se estendido numa cama; retorno de um objeto perdido, elevação de cargo, sucesso. Ver-se sobre uma cama desconhecida; boa posição, honra, casamento.
  • Camaleão. Simboliza o ministro dos governantes, seus aliados ou confidentes. Homem astuto, paciente, cruel que está a serviço do mal e que fomenta a discórdia e o ódio.
  • Caminhar. Caminhar em linha reta pressagia boas coisas, moral ou materialmente. Caminhar descalço prediz o fim das penas, é sinal de modéstia e humildade. Caminhar apressadamente; preocupação em fazer boas obras.
  • Caminho. Ter um objetivo, um ideal, algo a fazer. Vê-lo fechado durante o sonho assinala problemas, dificuldades. Ver um caminho aberto e sem fim, pressagia vida longa, sinal de triunfo e de proveito. Andar fora do caminho; desvio de conduta. Sonhar com muitos caminhos; dúvidas, hipocrisias.
  • Camisa. Símbolo da moral religiosa, da piedade. Camisa sem mangas; modéstia, riqueza moral. Sonhar com muitas camisas significa atos bons e bem feitos. Receber uma camisa de presente; sinal de que se ganha o pão honradamente. Camisa suja; pobreza moral, penúria. O estado da camisa de que se vê no sonho reflete a situação do sonhados quando acordado.
  • Campo. Avistar ao longe grandes campos cobertos de verdura, tranquilidade de espírito depois de sérias preocupações. Caminhar pelo campo sem destino, seu ideal será alcançado somente depois de muita luta.
  • Canto. Segundo os estudiosos orientais, presságio de desgraça. Se a voz é educada, harmoniosa, anúncio de bons negócios; caso contrário, será uma grande perda material.O cantor que surge no sonho é uma pessoa sábia, um ora dor, ou uma pessoa versada nas artes.
  • Cara. De pessoa moça, boa vida. De pessoa velha; embaraços. Risonha; contentamento, amor feliz. Pálida; grande aborrecimento. Corada; situação que exige esforço para ser vencida.
  • Caridade. Sonhar ter feito obras de caridade, sinal de arrependimento, de ação benéfica  ou de laços de parentesco. Pode ser também mau vaticínio para os governantes.
  • Carne. A carne no sonho é sorte. A crua prediz doenças, sofrimentos. Comprar a carne, pressagia morte, calúnias. Comer carne humana, caluniar.
  • Carro. Trabalho em busca de sustento. Ver-se de carro, acompanhado de gente que caminha a pé, vaticina altos cargos para o sonhador, com os quais liderará as pessoas.
  • Carta. Uma carta que envia ou se recebe durante o sonho é sinal de cargo elevado. Simboliza também anuncio de casamento, filhos dinheiro.
  • Casa. Significa o mundo inteiro do sonhador. O corpo é a sua própria casa, governada pela força espiritual. Ter uma casa nova no sonho é sinal de riqueza para aquele que é pobre. Uma casa de ferro é sinal de vida longa e governo firme. Entrar numa casa desconhecida se traduz como a casa de uma vida anterior. Uma casa de comércio, por seu lado, representa a esposa, o filho, vida e morte, fortuna, posição social.
  • Casamento. Significa prisão,  dívidas e sofrimentos.  Ver-se casado com uma mulher é presságio de mudanças, morte ou alto cargo. Sonhar que casou com uma mulher mais velha, é sinal que o sonhador passará por problemas morais.  A esposa num sonho se traduz por sócio, inimigo ou autoridade despótica. Pode também significar propriedade, veículo, honra ou desgraça.
  • Castelo. Avistar um, sinal que pode ser correspondido no amor. Entrar em um; satisfação de um ideal amoroso. Morar em um , grande felicidade nos amores.
  • Cavalo. Representa a força moral do sonhador, sua defesa, dua boa amizade e o ataque a seus próprios instintos. Aquele que sonha ter cavalo; homem de sorte, seguro. Mostrar um potro; nascimento de um filho. A égua simboliza luxo, um comerciante ou um dependente. Ver saltar um cavalo; sucesso rápido. Ver-se pisado por um cavalo representa perda de posição.
  • Cavar. Representa receber dinheiro de acordo com  espaço cavado e quantidade de terra acumulada, sempre que a terra for seca. Se for úmida, traição contra alguém. Sonhar que está num buraco profundo, sem saída, também representa traição.
  • Cebola. Mau presságio para aquele que come. Ver montes de cebola significa boa saúde, cura de uma doença ou viagem próxima.
  • Cegueira. Perda do sentido moral. É, também, uma herança que o sonhador deve receber de parentes. O cego onírico é, na vigília, um homem que, devido à sua pobreza, e cegueira mental, comete atos indignos.
  • Cemitério. Estar em um cemitério representa um chamado à reflexão, à moderação. Prediz também aflição, lágrimas e renúncia aos prazeres mundanos. É também reunião de sábios, místicos, militares ou casa de mulher de má fama.
  • Cesta. Bom presságio, dependendo do que contém. Ver uma uva branca na cesta, sustento de onde menos se espera.
  • Céu. Segundo os intérpretes árabes, tudo que vem do céu no sonho pertence a vontade exteriores ao homem, coisas em relação às quais o ser humano não tem como interferir.Por exemplo; ver a lua cair, as estrelas, o fogo, chuva de pedras. O sonhador que ver cair fogo sobre as pessoas prediz coisas trágicas como morte, doenças, vida difícil, encarecimento, chuva torrencial, pragas. Mas se coisas caírem do céu como dinheiro, mel azeite, trigo ou frutas, tem presságio de bons tempos.
  • Chamar. Ser chamado durante o sonho, desde a beira de um rio, prediz alto cargo. Mas ser chamado de um lugar longíquo significa mau presságio, desobediência às leis ou séria advertência.
  • Chapéu. Sinal de governo, viagem, casamento, mulher. Receber um chapéu; grande viagem. Por um chapéu;  boa posição, familiaridade, proteção. Chapéu sujo ou rasgado; sofrimento, culpas, lutas. Quando um chapéu cai da cabeça indica mudanças. Chapéu de sacerdote; vida austera e ascética.
  • Chave. Sinal de poder, saber, fortunas. Símbolo do poder contra os inimigos do mal ou abrir caminho do bem aos que ignoram os mistérios da vida. As chaves podem ser filhos, espiões, mensageiros, criados, esposos. Para aquele que deseja casar-se, a chave é um bom presságio.
  • Chicote. Prediz vitória sobre um adversário ou logro de um propósito. Se o chicote se corta no momento de bater em alguém, simboliza a  perda de um cargo. Ferir alguém com um chicote, infâmia do agressor.
  • Chifres. Símbolo do poder e utilidade. Ver-se num sonho com chifres; triunfo. Traduz-se por armas, jóias, filhos, poder, altos cargos.
  • Choque. Receber um choque durante um sonho, despedida de um filho ou perda de dinheiro.
  • Chorar. Chorar aos gritos é um presságio funesto. Mas chorar comovido é sinal de fé, de fim de problemas e preocupações.
  • Chuva. Quando a chuva nada prejudica, é um bom angúrio. A que cai num local determinado significa tristeza e dores para os habitantes daquele local. Para o viajante, esta visão é nefasta. Ver chover somente em casa é simbolo de dignidade, privilégio. Chuva de pó escuro representa injustiça e opressão de um governante, enquanto a chuva clara se traduz por conhecimento, sabedoria, vida próspera. Chover fora de hora; presságio de injustiça.
  • Cidade. Sinal de segurança e refúgio, principalmente quando se entra nela. Ver uma cidade florescente e bela; cultura. Uma cidade sem autoridade; carestia. Cidade desconhecida; vida desorientada, futuro duvidoso. O melhor dos sonhos é aquele que se desenvolve em uma grande cidade florescente, próspera especialmente se a cidade for do sonhador.
  • Circo. Vida fútil. Trabalhar em um; doença.
  • Cobrador. Anúncio de cancelamento de dívidas ou a presença da polícia; mensageiro de más notícias ou alguém que cumpre suas promessas.
  • Colina. Representa um homem majestoso e de alta posição social. Os edifícios em volta são seus parentes. Sonhar que está em cima de uma colina; ajuda de um homem tolerante. Caminhar sobre colinas; salvação, riqueza.
  • Concha. Para a mulher, simboliza um aborto; para o homem, divórcio, separação.
  • Consolo. A condolência de um homem de alta posição é sinal de perdas. Se o homem for pobre, ganhos materiais. Consolar sem motivo, angúrio de acontecimentos tristes. É também sinal de bom entendimento que se deseja criar.
  • Convento. Tem a mesma interpretação de igreja. Entrar e sair logo de um convento; sossego, alívio, salvação dos males morais e dos problemas econômicos.
  • Conversa romântica. Prediz casamento. Ver-se visitado num sonho pela pessoa amada; sinal de muita alegria.
  • Coração. Representa o que o homem vale, sua autoridade, seu valor moral, sua flexibilidade e fineza, generosidade e doçura, seu caráter e magnanimidade. Sonhar com problemas do coração; vida longa e ativa.
  • Coroa. Sinal de sorte, cultura, ciência. Quando uma mulher sonha ter visto uma coroa sobre sua cabeça, se cassará com um homem de dinheiro. Sonhar com uma coroa; sorte.
  • Correr. Estar correndo, se a pessoa que sonha estiver doente, deve fazer um grande tratamento. Desejar correr sem poder; doença. Ver alguém correndo; satisfação.
  • Cortar. Cortar a mão é sinal de dinheiro que receberá sem solicitação. É também arrependimento, abandono de religião. Nariz e orelhas cortadas assinalam um crime. Cortar a língua; anulação de um testemunho.
  • Corvo. Ver um corvo, mau angúrio. Ver um corvo em cima de uma casa, homem que trai sua mulher. Anuncia separação e partida de pessoas queridas. Comer carne de corvo; dinheiro recebido de ladrões. Um corvo nas plantações anuncia praga, desgraças.
  • Cozinhar. Conseguir o que se quer, porém exposto as más línguas. Se o alimento não ficar bem cozido; fracassos. Todo alimento cozido representa sustento diário ganho com honradez.
  • Criança. Em geral, uma criança significa alegria, festividade, vida modesta. De peito, aflições. Um menino que desce dos céus;  um aviso de que chegará a felicidade par a gente do lugar. Ver-se novamente criança; arrependimentos.
  • Crime. Sinal de impiedade, desvio mental ou negação do bem.
  • Crucificar. Dignidade e moralidade. Crucificar-se e não morrer; poder ilimitado. Quando uma pessoa se ver crucificada e fala da cruz, isto se traduz por honra, alta posição e poder. Sangrar da cruz; benefício para os que o seguem. para o solteiro, signo de casamento; para os prisioneiros, símbolo de libertação.
  • Culpas. A culpa, os erros e as faltas significam dívidas. Confessar suas culpas, sinal de honoridade e boa reputação. Cometer uma falta é contrair dívidas.


D


  • Dançar. Em geral, sonho favorável. Bailarinos; novas amizades e vida social ativa. Par jovem dançando; sucesso no amor. Crianças dançando; alegria inesperada. O sonhador, como dançarino; êxito nos empreendimentos. Em sentido reverso, presságio de uma desgraça. O doente que dança, os problemas aumentarão. Dançar em um lugar alto, terror e aflição.
  • Debilidade. Corpo débil; fraqueza moral. Manifestação de debilidade no sonho;  impaciência e excessivo desejo sexual.
  • Decapitar. Para gente humilde, símbolo de liberdade, fim de problemas, pagamento de dívidas, obtenção de fortunas, cura de enfermidades. Ver um governante cortar a cabeça de alguém; perdão e anistia.
  • Dedos. Representam filhos, esposos,pais dinheiro e governo. Sonhar que os dedos aumentam de tamanho, sinal que haverá prosperidades. O inverso se eles diminuem. Sonhar com dedos cortados ou paralisados significa problemas na relação entre pais e filhos, perda de fortuna.
  • Deitar. Deitar-se de costas é sinal de força, poder e domínio. Assinala homem forte respeitado e temido por seus inimigos. Mas se se está deitado e de boca aberta, sinal de decadência, perda de domínio e triunfo dos outros sobre o sonhador.
  • Demônio. Ladrão, impostor, traição entre os esposos. Também pode ser um governante cruel. Aquele que se vê com um demônio num sonho se tornará  perverso na vida real.
  • Dente. queda; morte de parente ou de pessoa conhecida. Arrancar um ; obstáculo vencido. Postiços; intriga. Moles; perigo para pessoas da família. Bem feitos; bons negócios. Escovar; mudanças de situação. Sujos; fatos vergonhosos para a família. Ter um dente grande; dificuldades para a família. Ter poucos dentes; dificuldades. Dentes que está saindo; nascimento de um filho.
  • Descalço. Andar descalço num sonho se interpreta por um homem que tem sofrido muito. Tirar os sapatos para andar com os pés descalços anuncia, humildade, contrição, virtudes que levarão o sonhador a altos cargos.
  • Descanso. Descansar assinala riqueza depois da pobreza. Intérpretes árabes acreditam que esta visão pode ser uma esposa boa e piedosa. Se quem sonha está doente, pode ser sinal de morte.
  • Desespero. Mau presságio. Quem sonha pode perder seu equilíbrio moral e cairá em desgraça.
  • Desnudar. Ver-se nu no sonho; problemas na vida privada ou salvação de graves perigos.
  • Despedida. Representa a perda de um cargo, divórcio, morte. Despedir-se da esposa; separação.
  • Destruição. Destruir uma casa num sonho pressagia morte do dono. Pôr uma casa abaixo prediz  pesares e males. Para a mulher, a destruição de um teto anuncia a morte do marido.
  • Deus. Ver Deus durante o sonho é uma questão que depende da pureza da alma. Ouvir deus perdoando alguém é sinal de que esta pessoa está temendo algum castigo. sonhar que há entre o sonhador e Deus uma tela, ou algo que separa, mostra que o sonhador se afasta da divindade. Ver Deus chegando a uma casa; símbolo que a justiça reinará nesse lugar.
  • Dia. Quando o dia surge, repentinamente, durante o sonho, significa que é um bom auspício e sinal de horas festivas, roupas novas e dissipação dos problemas. Também representa o triunfo da verdade, a revelação dos segredos, liberdade para os presos e retorno de um ausente.
  • Diabo. Ver o diabo, discussões e aborrecimentos. Conversar com; prejuízo. Ser carregado pelo; perseguições. Briga com; viagem próxima.
  • Dinheiro. Achar; reviravolta na vida. Estar contando; azar no jogo durante cerca de três dias.
  • Distância.  Traduz-se por injustiça. Sonhar estar muito distante representa privação; mas distância entre homens e mulheres é sinal de luta, morte destruição. Representa também falta de caráter, pouca fé em si mesmo.
  • Divórcio. Para o solteiro, separação das coisas boas ou más que tem. Para o casado, prediz a morte ou pelo menos o infortúnio  e perdas de coisas úteis.
  • Dor. A dor que o sonhador sente significa arrependimento. Dor de dentes; palavras duras de um devedor; dor no pescoço, o sonhador está traindo alguém. Dor nos pés; sorte, dinheiro.
  • Dormir.  Ato de negligência e descuido. Sonhar que dormia ou queria dormir; indigência. O ato de dormir durante o sonho é sempre funesto. O que sonha dormir em um cemitério; se está doente, morrerá; se não, indica sua aversão ao trabalho.
  • Dragão. O que sonha com um dragão está perto da morte Ver-se atacado por um dragão é um castigo que receberá das autoridades. Ver-se convertido em um dragão; viverá muito anos e será levado a altos cargos. Chegar perto de um dragão sem ser atacado; bem-estar e abundância.
  • Duelo. No sonho representa força, espírito altaneiro. Pode ser também uma mulher rica e traiçoeira.


E


  • Eclipse. O eclipse do Sol em um sonho prediz algum acontecimento com o chefe de estado. O eclipse da Lua é um mau presságio para um ministro ou pessoa de alta posição.
  • Edifício. Sonhar com edifícios recém-contruídos é um benefício material que se receberá de acordo com a importância da edificação. Ver que sua própria casa aumentou; melhor conceito ou posição social. (A casa também simboliza o corpo humano).
  • Elefante. Personagem estrangeiro, lento de entendimento. Vencer um elefante numa luta ou tê-lo como propriedade, anuncia fortuna, vida longa. Ser atacado por um elefante, desgraça. Também pode ser interpretado como homem aborrecido.
  • Elevador. Subindo; melhora de situação. Descendo aborrecimentos. Vazio, esperança frustrada.
  • Embriaguez. Embriagar-se no sonho; tristeza e sofrimento. A embriaguez representa representa riqueza material e vida mundana.
  • Enfermidade. Prediz mentiras e enganos. Pode ser paixão, vício, arrependimento, sinal de miséria e fome.
  • Enterro. Quem sonha estar morto e enterrado pressagia viagens longas, onde não encontrará dinheiro. Ser enterrado vivo por pessoa conhecida; dano moral e material. Pode também significar prisão, enfermidade ou casamento.
  • Escadas. Em geral, simbolizam as causas do melhor ou pior do nosso estado psíquico e da felicidade material. Salvação de um perigo, necessidade de fazer um bem, força moral. Ver uma escada de madeira caída no chão; doença. Subir uma escada; alcançar um objetivo. Subir uma escada desconhecida e chegar até o último degrau; mau presságio para um doente.
  • Escudo. Proteção ou poder. Representa um ser culto,magnânimo, digno de seus amigos, companheiro leal. Sonhar com um escudo em meio a várias armas; os inimigos não farão danos ao sonhador. O escudo valioso significa uma mulher rica e bela.
  • Escutar. Escutar segredos de alguém, sinal de mentiras, calúnias e covardia. Se é um governante, vaticínio de destruição do cargo.
  • Esmeralda. Ver uma esmeralda durante o sonho é um bom presságio. Comprar esmeralda; bons irmãos, filhos varões, conhecimentos.
  • Espada. Símbolo da lei, da autoridade, da disciplina interna. Portar uma espada; governo. Sentir-se molestado pelo peso de uma espada; homem pouco apto pelos altos cargos. Ver cortarem-se os cintos que sustentam a espada; destituição de cargo. Espada pesada; palavras grosseiras. Espada com pequenas avarias, língua emudecida diante da verdade. Brincar com a espada; habilidade, elegância. Castigar alguém com uma espada; domínio sobre essa pessoa com palavras convincentes.
  • Espelho. Sinal de presunção, coqueteria. Ver-se no sonho e notar que se tem uma barba negra; obtenção de fortuna material. Representa também valentia e virilidade masculina. Olhar-se num espelho polido; alegria.
  • Esperar. Esperar até que chegue o momento oportuno é sinal de sabedoria própria.
  • Espião. Agressor perigoso, um ser que prefere o mal e só em seu campo encontra prazer.
  • Espuma. A espuma da água se interpreta por pouca utilidade, vistosa e que agrada.
  • Estandarte. Levar um estandarte na mão; presságio de casamento. Ver um estandarte ou bandeira em frente a uma casa,; morte do dono da casa. Quando alguém tira o estandarte do sonhado; perda de autoridade moral.
  • Estrada. Larga; facilidade nas iniciativas, bom êxito. Reta; felicidade. Curva; dificuldades, imprevistos. Estreita; vida cheia de dificuldades. Pedregosas; inveja que prejudica. Enlameada; embaraços causados pela maledicência alheia.
  • Estrada de ferro. Estar viajando por; negócios prósperos. Estar em uma estação de; perspectiva de bons negócios. Ver passar um trem; vida longa.
  • Estrelas. São sonhos raros. Simbolizam o melhor das pessoas humanas; quando o sonhador vê estrelas reunidas em sua casa, significa que homens de posição o visitarão. Ver-se com uma estrela na mão, nascimento de um filho. Ver cair estrela; acontecimento nefasto.Estrelas e astros simbolizam reis, príncipes, homens sábios ou gente rica.
  • Exorcismo. Aquele que sonha fazer o uso de exorcismo, ou seja, conjurar espírito maligno,invocando os santos ou versículos das Escrituras , se livrará de males, doenças ou aflições. Beer água exorcizada no sonho; longa vida.
  • Expulsão. Ver-se expulso de um lugar conhecido; prisão. Se no sonho alguém é expulso do lugar onde estava feliz; pobreza moral ou material. Expulsar um sábio; desgraça.


F


  • Falcão; filho varão, governante majestoso, nobre e severo. Quando o falcão persegue alguém no sono, essa imagem se traduz por desgostos causados por um superior.
  • Família. Estar no meio da família; viagem próxima. Ver uma reunida; mau casamento. Ter grande família; boa situação.
  • Farol. Aceso; boa amizade. Apagado; solidão. Ver aceso um na estrada de porto; auxílio de pessoas amigas.
  • Fartar-se. Indica tédio e cansaço. Ver-se com a boca cheia de comida prediz mudança desfavorável de situação ou até mesmo morte. Aplacar a fome no sonho se traduz  por sustento ganho com trabalho produtivo.
  • Febre. Pagamento de uma dívida. Pode também significar inquietudes e aflições que se sofrem por causa dos filhos, esposa ou sócio. Simboliza ainda o cumprimento da palavra empenhada.
  • Fechadura. Qualquer sonho com fechadura; cilada de inimigos ou falsos amigos.
  • Fera. Esse sonho significa ameaça que pesa sobre a pessoa, a qual se deve precaver, pois parte de pessoa que merece a sua confiança.
  • Féretro. O que sonha orar ao lado de um féretro conhecerá gente piedosa e será um deles. Sonhar que se conversava num féretro; prisão. Seguir um cortejo fúnebre; símbolo de que seguirá um governante perverso.
  • Ferro. Dinheiro e força para aquele que pegar na mão. Mastigar ferro durante o sonho; triunfo. Fundir ferro; ser caluniado. Todo trabalho com ferro é, em geral, símbolo de grande poder moral, mas ver ferro sem tocá-lo  representa um desgosto.
  • Festa. O sonhador deve sobretudo analisar como se sente na festa para daí extrair suas conclusões. Em geral, quanto menos pretensiosa a festa, melhores os angúrios. Assistir a uma festa familiar tranquilidade na família. Dar uma; despesas inesperadas ou pequenos aborrecimentos. Festa popular; doença.
  • Filho. Sonhar que se tem filhos sem os ter na realidade; decepção amorosa, tanto mais profunda quanto maior o número de filhos. Nascimento; desavenças na família. Rapto; lucro nos negócios. Morte; prejuízo nos negócios. Ter um filho de cor diferente da do sonhador; desavenças graves na família.
  • Flauta. ouvir ou ver um flautista durante o sonho; homem que diz futilidades vê-lo tocar numa festa; alegria. A flauta sozinha indica sabedoria, bons negócios, cargos honoráveis.
  • Flecha. Mensageiro, carta, força, vitória. Flecha quebrada; incapacidade de transmitir uma mensagem. Para a mulher, a flecha é seu marido. Receber uma flechada de uma mulher; flerte, galanteios, casamento. Apesar de seu primitivismo, a flecha permaneceu como símbolo da guerra amorosa. Cupido e sua flecha,por exemplo, permanecem no inconsciente humano.
  • Flor. Felicidade pessoal. Em quantidade, as flores representam bem-estar, vida amena e calma. Ver flores fora do seu tempo; sofrimento. Flores murchas ou jogadas fora; excesso de confiança que, se não revisto,  pode resultar em queda.
  • Floresta. Ver uma; prosperidade. Virgem;  riqueza. Entrar em uma floresta em companhia de pessoa de outro sexo; aventura sentimental. Incendiada; atribuições ou viagem acidentada.
  • Fogo. Anuncia boas notícias, advertência, guerra, sofrimento, prisão, perda moral, faltas e pecados. Ver dois fogos, um de frente para o outro; dois exércitos prestes a se atacar. Fogo aceso de dia; guerras e revoltas. De noite; segurança e sossego. Ver parte da roupa queimada; pequenas desgraças.
  • Fonte. Mulher formosa. Se a fonte jorra muita água, é mulher de sorte e fortuna. Fonte seca; mulher estéril.
  • Força. Sinal de debilidade e doenças, mas sem grandes perigos. Pressagia também vida longa.
  • Fortaleza. Entrar numa fortaleza significa conseguir forças morais, convicção religiosa. Vê-la de longe; viagem feliz. Refugiar-se nela; triunfo moral e material. Conquistá-la representa casamento com uma virgem. Construir uma fortaleza; resguardo moral e material.
  • Fortuna. Para o pobre motivo de perdição. Também representa derrota de um inimigo..
  • Fósforo.  Homem mentiroso, dinheiro mal empregado.
  • Frio. geralmente é interpretado por nobreza, mas, se o que sonha se protege com os raios de sol, a situação econômica irá melhorar. Alguns estudiosos afirmam que o frio, em sua própria estação, nada significa. Fora de sua época vaticina viagens ou aparição de coisas perdidas.
  • Fritura. Toda fritura de carne, ovos, queijos ou peixes prediz distância. O ato de fritar indica materialização de um desejo, palavra cumprida, esperança realizada, pagamento de uma dívida, retorno de um ausente, ou liberdade de um prisioneiro.
  • Fruta. Representa casamento. Fruta fresca; dinheiro transitório. Fruta seca; fortuna permanente. Significa riqueza para os pobres e, ainda mais, para os ricos. a fruta doce é sinal de prosperidade, conhecimentos úteis, bem-estar. A fruta amarga é um bem para aquele que gosta desse paladar. Caso contrário, anuncia fortuna ilícita, doença.


G


  • Gafanhoto. Sinal de sofrimento. Quando se vê num sonho uma grande quantidade de gafanhoto em terra ou voando; devastação. Ver cair um gafanhoto  num prato; dinheiro. Um gafanhoto que salta; gente canalha que se aproxima.
  • Galinha. Mulher bela, a dona da casa,mas de mau caráter. Degolar uma galinha; violar uma donzela. Comer sua carne é participar dos benefícios de uma discussão. Ouvir o cacarejar de uma galinha; sinal de que o sonhador leva uma vida cínica , pervertida.
  • Galo.Simboliza o dono da casa. Receber um frango; nascimento de um menino. Simboliza também guerreiro, pessoa de mau caráter. Degolar um galo representa sintoma de pouca atenção na religião. Ser atacado por um galo; agressão de uma pessoa estranha.
  • Ganso. Os gansos representam mulheres gordas. Cuidar de uma manada de ganso; sinal de fortuna. Alguns intérpretes traduzem o ganso como homem importante, mas preocupado e triste.
  • Gato. Inconstância do homem com sua esposa, com os filhos, roubo, adultério, ingratidão,murmúrios. Anuncia também enganos no amor; altos e baixos.
  • Gavião. Aves de rapina, como o gavião e a águia, são interpretadas como homens fortes, tiranos, dominantes Ver no sonho um gavião pousar no teto ou no pátio da casa; mau angúrio. Caçar um gavião; um filho conquistará um cargo importante. Comer um gavião; sinal de economia de um homem cuidadoso. Ver um gavião sobre uma árvore ou uma rocha representa muito benefício. Vê-lo voar em linha reta; triunfo sobre os inimigos.    
  • Gelo. Ver águas geladas obstruindo as ruas; sinal de paralisação dos meios de vida. Não é um símbolo muito favorável; em geral, representa dureza da alma e esfriamento do coração. A interpretação dos velhos estudiosos árabes vê o gelo com expressão de solidão e sofrimento.
  • Gemido. O lugar onde se ouve o gemido é um mau presságio. Ver-se gemendo pela morte de alguém; sinal de alegria.
  • General. Ver-se convertido em um general de exército; muitos bens materiais, altas posições. Se é uma pessoa pobre esta visão vaticina perturbações em sua vida. Para os prisioneiros; representa liberdade e progresso
  • Generosidade. Para o avarento, é sinal de que reconheceu seus erros.
  • Governador. Chegar a governador durante um sonho, prediz na vigília uma vida desordenada, dedicada a prazeres mundano. É sinal de suborno e luxúria, de tratamento grosseiro em público.
  • Governante Ver um governante simboliza a obtenção de cargos públicos, honra e instrução. O governante se traduz por profissional, arquiteto, artesão, sacerdote. O homem que governa representa, no sonho, a força moral e o poder do sangue.
  • Granizo. A chuva de granizo é sinal de tirania. Aquele que sonha que chove granizo ou neve sofrerá doenças.. Se o granizo cai sem fazer danos; bem-estar.
  • Gravidez. Sonhar que esta grávida, se a mulher for casada; nascimento de filhos. Se viúva, casamento. Ver uma mulher grávida; negócios lucrativos.
  • Graxa. Todo tipo de graxa é símbolo de problemas. Ter graxa na cabeça; aflições próximas. Pôr graxa na cabeça de alguém; adulação.
  • Grito. Aquele que grita no sonho para multidão tem autoridade. Representa também distúrbio, destruição, naufrágio e desgraça.
  • Grosseria. Ouvir no sonho que alguém lhe dirige grosserias; perda de emprego, destituição do cargo.
  • Gruta. Lugares que são  habitados ou frequentados por personagens de altos cargos. Para o doente é um sonho nefasto. Para o perseguido; um refúgio seguro.
  • Guerra. Enganos, carestia na vida. Presságio de convulsões civis, privações. Símbolo também do estado psicológico do sonhador, manifestação do seu interior.


H


  • Herança. Receber uma; pobreza. ouvir que vai receber; lucro insuficiente.
  • Hiena. Símbolo do homem cruel, desapiedado, traiçoeiro.
  • Homem. Alto; protetor. Baixo; Pessoa invejosa. Magro; amigo incorreto. Nu; situação de desamparo. Malvestido; proposta de negócio inaceitável. Bem vestido; negócios inseguros. Falar a um; incertezas futuras. Vestido de branco; dinheiro. De preto; grande falta de dinheiro. Robusto; ciúme. Gordo; prosperidade. Corcunda; ilusão.
  • Hospedagem. Bom presságio. Receber hóspede, retorno de uma pessoa ausente.
  • Hospital. Ver um do lado de fora; reestabelecimento de um doente. Está visitando um; notícias desagradáveis de uma pessoa ausente. Internado num; luto na família.
  • Hotel. Alívio físico, descanso, sossego e tranquilidade após muita fadiga. Entra num hotel desconhecido; viagens.
  • Humildade. Vitória moral e material na vigília, ascensão hierárquica, boa reputação.
  • Humilhação. Ver-se humilhado; triunfo e prestígio. Simboliza também pobreza e privações.


I


  • Ídolos. Indicam desvio, erros , mistificação. Ídolo de madeira anuncia o préstimo de serviços a  um superior cruel e perverso. Ídolo de prata; abjurar a religião. De ouro; fanatismo, coisas abjetas e abomináveis que o sonhador cometerá em nome da religião. Adorar um ídolo no sonho representa heresia, paixão descontrolada. É sempre um mau presságio.
  • Igreja. Sabedoria, piedade, trabalho e ação, ascetismo, fervor, lágrimas, luto. Orar na igreja anuncia ao bom caminho.. Representa também cemitério, lugar de estudo, cárcere, penitência.
  • Ilha. Avistar uma ou mais, se for no mar, viagem, tanto mais demorada e distante como maior número de ilhas. Se for num rio ou num lago, mudança de residência.
  • Incêndio. Ver um, se a pessoa que sonha é rica, perigo de pobreza. Se é pobre;dinheiro  receber. Na própria casa; grande perigo de vida. Na roupa de uso; intrigas. Apagar um; falta de sorte.
  • Incertezas. Sinal de pertubações mentais ou desvio de comportamento. São sempre um mau indício.
  • Inferno. Símbolo de castigo, crime, pecados, violação das leis divinas e humanas. Todo sonho que se passa no inferno representa um mau sinal.
  • Insetos. Insetos que não podem ser identificados têm a mesma significação que sonhar com baratas.
  • Intérprete de sonhos. Ver um intérprete de sonhos, no próprio sonho, é sinal favorável. Assinala um homem que guarda segredos, um bom conselheiro. Pode ser um médico, sacerdote,juiz, homem que procura corrigir falhas humanas.
  • Inveja. Sinal de vício e corrupção. Todo invejoso é um ser de defeitos acumulados. Representa a pobreza moral e material, rancores,orgulho, maldade, magia negra.
  • Invocação. Devoção, religiosidade, piedade e contrição. Feita aos gritos; desgraças e distúrbios. Fazer uma invocação junto com várias pessoas anuncia vida feliz, bem-estar e fama.
  • Ira. representa desgosto e sofrimento.


J


  • Janela. Indica bom caráter e humor. Sentar-se numa janela representa separação. ver muitas janelas na própria casa; interesse de outros por sua vida particular. Janela de vidro; bom angúrio.
  • Jardim. O jardim, em geral, reflete a vida do seu dono, ou aquele que cuida das flores. Todo jardim coberto no fundo de casa representa segurança, magnanimidade do dono da casa. Símbolo também de perdão. Ver-se regando um jardim; volta ao seio da família. Ver que seu jardim é regado por outro; traição. Ver-se sozinho no jardim; heroísmo. Entrar num jardim no tempo de corte; abundância, bem-estar, progresso, boas ações.Ou ainda, boa vida, alegria, festas.
  • Jardineiro. Anuncia um homem lírico, alegre, amoroso, agradável, que gosta de canto, de música e de boemia.
  • Jarra. Beber água de uma jarra; ganhar dinheiro. Quebrar uma; sinal de morte. Se é uma jarra de cobre ou metal; bonança e abundância.
  • Jasmim. Ver ou pegar um jasmim, alegria e bem-estar espiritual. Anuncia os problemas, casamento, força moral.
  • Jaula. Sinal de prisão. Também é casamento, seguranças ou coisas complicadas.
  • Jesus. O sonhador que vê Jesus nos sonhos será feliz. Ver Jesus em uma igreja ou em uma cidade é sinal de salvação para os que estão em apuros e uma grande felicidade para os que estão bem.
  • Joelhos. Sinal de atividade e esforço para ganhar a vida. Joelhos grossos e fortes; vida dura e rude. Joelhos inchados; trabalhos forçados.
  • Jogar. Desrespeito às coisas de importância. Significa presunção, pedantismo. O jogo de dominó representa distinção. Jogar com cartas; prejuízo, tristezas. Ganhar no jogo; insinceridade de  pessoa do sexo oposto. Perder; boa mudança de situação.
  • Jovem. Simboliza inimizade.Se é branco; inimigo escondido. Se é louro ou ruivo; inimigo visível. Se é um jovem forte, inimizade perigosa. Se é fraco, inimigo insignificante.  O jovem sempre representa força cega astúcia, impulso dos instintos.
  • Júbilo. Tristezas e sofrimento, Notícias e cura de doenças.
  • Juiz. Aquele que atua como juiz num sonho sem fazer justiça; injustiça, destituição do cargo, viagens problemáticas, desgraças. Receber apoio de um juiz; alívio e alegria. Tirar a balança de um juiz; mau angúrio. Ver um juiz sorridente; boas notícias.
  • Juntar. Ver-se juntando coisas num sonho; guiar as pessoas pelo caminho do bem. Ou então, representa  o trabalho construtivo, moral e material.
  • Júpiter. Prediz tesouros. Ver esse planeta junto com a Lua pressagia atos comerciais, bem-estar, fortuna. Também assinala predisposição poética, concertos, recitais e orações.
  • Juramento. Sinal de engano. Jurar em falso no sonho se traduz por derrota da vigília, pecado imperdoável, humilhação, pobreza moral. Aquele que jura pela cruz em falso, no sonho, pressagia desvio mental, adulação.
  • Justiça.  Harmonia e amor entre os membros da família.


L


  • Lã. Vestir-se com lã representa dinheiro. Dormir sobre lã anuncia herança da esposa.  Ver a lã se queimar; perda de dinheiro.
  • Lábios. Indica o poder com que conta o homem, a eloquência, força de caráter, seus recursos morais e materiais. O lábio inferior tem mais valor que o superior. Qualquer inconveniente que ocorra com os lábios durante o sonho pressagia más notícias. Representam também a mulher, os filhos, os parentes. Os lábios negros ou pesados; estupidez, importância em fazer prevalecer a verdade, intranquilidade.
  • Labirinto. Afastar-se da verdade, da justiça, faltar a um juramento.
  • Ladrão. O ladrão que se vê no sonho é sinal de morte. Se é desconhecido ou conhecido, ele se beneficiará do que roubou.
  • Lagarto. Avareza, gula, ambição desmedida, hipocrisia, simulação.
  • Lágrimas. Quando frias, alegria e prazer; quando quentes, sofrimento e tristeza. Sonhar que os olhos enchem de lágrimas que não caem; sinal de dinheiro bem empregado. Simboliza também solidão,nostalgia, melancolia.
  • Lama. Sinal de que chegarão boas notícias. Barro com água, salvação de um perigo.
  • Lâmpada. Chegada de um  filho varão. Ver uma lâmpada acessa; revelação de coisas ocultas, bem-estar, melhoria, voltar ao bom caminho. Pedir luz para acender uma lâmpada; obtenção de altos conhecimentos, superação. Caminhar de dia com uma lâmpada; fé, retidão, virtuosismo.
  • Lanterna. Segurar uma acesa; situação segura.
  • Laranja. A laranja madura prediz doença. A laranja verde é melhor que a amarela, interpretação extensiva a todas as frutas ou roupas de igual cor, pois a cor amarela é nefasta à ciência onírica.
  • Lavar. Lavar-se com água pura; bons angúrios. Se o ato se faz em dias frios, cumprimento de um dever.. Lavar-se e pôr roupas novas; cura de um mal, liberdade da prisão, dissipação das penas, peregrinação a um santuário. Banhar-se sem mudar de roupas; situação estacionária.
  • Leão. Ver um solto; trunfo sobre inimigos; preso numa jaula; aumento da família.
  • Leite. Dinheiro recebido sem esforço. Leite coalhado; dinheiro obtido ilicitamente. O homem que mama em uma mulher; dinheiro à vista. O leiteiro, por sua vez, é símbolo de abundância, progresso e benefício. O ordenhador, homem de bons modos, correto e bom.
  • Lenha. Representa calúnia. Fazer fogo com pedaços de lenha; difamação que se faz contra autoridade.
  • Lepra. Anúncio de dinheiro. Aquele que sonha estar atacado por lepra receberá notícias de herança, segundo os estudiosos árabes.
  • Ler. Futuro a ser preparado com estudo. A leitura de livros sagrados simboliza benefício moral e material. Essa leitura assinala sempre um homem piedoso, guiado pela moral.
  • Linho. Aquele que sonha estar com uma camisa de linho terá uma vida feliz, fortuna e bem-estar. O linho é sinal de graça e benefícios.
  • Lobo. Em geral, representa autoridade cruel, pessoa traiçoeira, inimigo. Um lobo dentro de casa; um ladrão. Um lobo que se transforma em boi; ladrão que se converte e se torna generoso.
  • Lombrigas. Expelir lombrigas no sonho; netos. Livrar-se delas; alívio, sossego, ausência de perigo.
  • Loucura. Riqueza e honra, boa sorte, bem-estar alegria. A loucura de um filho é a riqueza de um pai; a da mulher é fertilidade para o ano. É também sinal de amor apaixonado, boas ações.
  • Lua. Tem várias interpretações. É um governante justo, um sábio, um jovem ou uma jovem. Ver entrar a lua em casa, casamento com uma bela mulher. Ver a lua desaparecer; propósitos logrados. Ver a Lua cair na Terra., morte da mãe. Ver o disco lunar enegrecer; insurreição contra o governo. Eclipse da Lua; mudanças fatais para o sonhador. A Lua coberta por nuvens; perda de dinheiro. Ver repentinamente a Lua; triunfo sobre os inimigos.
  • Luz. Símbolo da salvação. Riqueza, prestígio, arrependimento. Também pode ser boas obras, conduta sã, ciência e cultura. Ver sair luz do próprio corpo; nascimento de um filho. O Sol e a Lua juntos representam os pais.; vê-los com luz brilhante, bom sinal. Sem luz; presságio fatal.


M


  • Maçã. Representa filhos e rostos bonitos, energia vital masculina e anúncio de bom angúrio. Plantar uma macieira representa cuidar de um órfão. Comer uma maçã se traduz por comentários públicos. Contar maçãs é o mesmo que contar dinheiro. Representa amigos e desejo sexual.
  • Madeira. Homem magnânimo. O que sonha ter nas mãos madeira oleosa encontrará o que perdeu e ouvirá palavras de elogio. Ver queimar madeira perfumada; ouvirá palavras que o alegrarão. A madeira úmida representa filhos ou um barco.
  • Mãe.  Ver a mãe; felicidade. Se já estiver morta; resignação consoladora. Falar à mãe, se já estiver morta, bom presságio. Abraçar, melhoria de vida. Está morando com; proteção de pessoa amiga.
  • Maldição. Maldizer a esposa no sonho demonstra dúvida ou suspeita de sua lealdade. Representa também a expulsão de alguém de casa.
  • Manteiga ou creme significam dinheiro. Comer manteiga ou creme é anúncio de peregrinação. Simboliza fertilidade, utilidade. Facilidade para obter o que se busca. Aquele que vende manteiga é pessoa útil, culta, comerciante próspero.
  • Manto. Se é um manto novo e branco indica ascendência, hierarquia. Se é fino, quase ausência de fé, prepotência e ausência de caráter. Perder um manto no sonho; petulância, dinheiro. Vesti-lo; compromisso contraído.
  • Mão. A mão representa sua própria vida. Significa boas obras, recursos morais e materiais para o ser humano.. Mãos fechadas durante o sono; pobreza, avareza. Mãos belas; sinal de caridade, poder, valentia, bondade. Mãos abertas; sinal de generosidade ou simplicidade. Caminhar sobre as mãos; depender de um irmão, de um sócio. A mão direita prediz um filho. A mão esquerda simboliza a mãe, a esposa, a irmã, a filha. Mão amputada; juramento falso.
  • Mar. Simboliza o logro dos propósitos. Ver-se sentado sobre o mar; entrar a serviço do governo. Beber água do mar; fortuna ou cultura. Caminhar sobre as águas é sinal de santidade, boas intenções. A visão do mar pode também representar perigo, morte martírio, viagens longas.
  • Mariposa. Sinal de reflexão, da ignorância no trabalho. Inimigo insignificante,. Para o homem do campo, representa pobreza, falta de trabalho, más companhias.
  • Mármore. Signo de honras, fama, fortuna, boa posição social. Anúncio de riqueza, casamento, vida fácil, comércio próspero. Todo trabalho em mármore será sinal de alta posição. Ver tumbas ou colunas de mármores assinala morte honrosa, vida conceituada.
  • Massas. Ver massas de farinha num sonho se traduz por coisas fáceis. Prosperidade. Aquele que amassa receberá visitas.
  • Mastigar. Mastigar sem nada ter na boca, sinal de doença e falta de apetite. Mastigar uma goma; dinheiro que trará desgosto.
  • Matar. Símbolo de falta grave. Suicídio representa arrependimento. Aquele que sonha que é morto terrá vida longa. Matar alguém e confessar; recompensas.
  • Médico. Ver-se tratado por um médico; cura de um problema físico. Desempenhar a função de um médico no sonho; discórdia.
  • Medo. Sentir medo durante o sonho; presságio para o retorno à realidade ao bom caminho,
  • Mel. Ver chover mel se traduz por um bem-estar geral, abundância. Ouros intérpretes afirmam que sonhar com mel pode ser presságio de problemas. sofrimentos, preocupações porque o mel atrai formigas e moscas. Comer pão com mel; vida feliz. Comer mel com colher; casamento.
  • Mentiras. Traduz-se por falso testemunho, hostilidade, fracasso em uma empresa.
  • Mesa. Sinal de ajuda de um amigo. Homem generoso e de boa posição. Comer pão à mesa; amizade. Ver uma mesa servida e não comer; proximidade da morte.
  • Metamorfose. Ver metamorfoses durante o sonho é um sintoma de que uma grande mudança acontecerá. Sonhar que se transformou numa vaca; inutilidade da vida. Transformar-se numa ave voadora; viagem contínua.
  • Miséria. Doença, infortúnio, discórdia.
  • Moinho. Casa de justiça e lugar onde se separa  a verdade da mentira. Também casa de governo, os esposos e sua vida conjugal. Moer coisas não comestíveis; fome e carestia.
  • Monge. Transformar-se num monge num sonho; boa reputação, mas vida estreita e pobre, temor, sofrimentos. Revela também a presença de uma pessoa disfarçada, hipócrita e mistificadora.
  • Montanha. Símbolo de homem majestoso que ocupa cargos especiais. Subir a montanha e beber de suas águas; homem capaz de governar que chegará muito longe e ficará rico. O homem que sonha descer de uma montanha obrigado perderá seu cargo ou emprego. Descer de grandes alturas sem dificuldades; salvação de um perigo. Cair de repente de um alto é sinal de erros cometidos.
  • Morder. Sinal de ódio, paixão desenfreada, desgraça. Morder a si mesmo; calúnia. Morder os dedos; homem rancoroso, arrependido, cruel. Morder os dedos até sangrar; desgraça. Ver-se mordido; alegria.
  • Mortalha. Escudo moral. Cobrir os órgãos sexuais com mortalha; casamento infeliz.
  • Morte. Morrer num sonho é quase ausência de fé religiosa. Ver um morto; o sonhador é responsável pelos atos do morto. Caminhar atrás de um morto; seguir um exemplo durante a vida. Conselho de um morto; palavras de interesse. Ver mortos levantando; liberdade.
  • Moscas. Presença de um homem insignificante e caluniador, inimigo baixo e de fraca origem. Ver moscas voando ao redor da cabeça; inimigo pouco poderoso. Moscas atacando aquele que se prepara para viajar; é prudência adiar a viagem. Matar moscas; boa saúde.
  • Mosquitos. Inimigos sanguinários.
  • Mudez. Falsidade, calúnias contra pessoas honradas.
  • Mulher. Uma bela mulher vista nos sonhos proporciona horas felizes e ano próspero. Outros intérpretes afirmam que essa visão assinala o lugar onde se guarda um tesouro ou coisas privadas . Uma mulher velha é símbolo de vida. Uma mulher bela que dá conselhos; bons angúrios. Ver a própria esposa casada com outro; desprestígio moral.
  • Muralha. Segurança, autoridade forte, o mais ilustre dos homens da região, fortuna para os pobres. Muralha caída; morte, destituição.
  • Muro. Representa o estado daquele que sonha; sua firmeza, solidez, segurança. Significa um homem forte, mora e materialmente. Um moro sendo consertado; um homem de vastos conhecimentos, mas que perdeu sua autoridade. Quando um muro cai sobre alguém ;castigo que receberá por suas faltas. Ver-se preso a um muro; decadência econômica, socorro que se pede a pessoa influente. Saltar um muro com seus próprios meios; renegar. Reconstruir um muro; novo laço de parentesco. Construir um muro com ladrilhos; boas ações.
  • Música. Ouvir; alegria. Tocar; felicidade doméstica.


N


  • Nabo. Vê-lo brotar em uma horta pressagia a morte de uma criança. Sinal também de uma amizade transitório.
  • Nadar. Nadar com maestria; adquirir conhecimento. Nadar e voltar ao ponto de partida; abandono. Entrar mar adentro; poder sobre os demais. Nadar de costas; arrependimento. Chegar nadando à terra; salvação e triunfo.
  • Nariz. O nariz se traduz por dúvidas. Nariz perfeito; bem-estar. Nariz comprido; triunfo sobre os inimigos. Nariz de ferro; desgraça. Perder o nariz; estupidez, servilismo, morte ou desgraça.
  • Navalha. Indica um filho varão. Cortar com uma navalha significa algo já concluído. Ver uma navalha; rancor, inimizade, injúrias.
  • Navio. Veículo da alma e do espírito. Tudo que ocorre de bom ou mal, assim será materializado na vigília. Na maioria das vezes representa os sonhos de individualidade. Simboliza também a salvação dos sofrimentos, fome, aflição. Ver um navio na praia; alívio. Entrar num navio com gente boa; ons caminhos pela frente. Sair; felicidade. Ver um navio sair da água e navegar em terra indica cisma, vício, mentira, separação, paralisação dos negócios. Navegar em um bote é expor-se a perigos.
  • Neblina. Representa tudo que se consegue no depender de sua compreensão, seja mundana ou religiosa. Ver-se envolto em neblina é um mau anúncio. Simbolo de distúrbios.
  • Nervos. Força moral que constitui a base essencial da vida. Sonhar com nervo dolorido se traduz por tristeza, contratempos. Símbolo de piedade, devoção, meio de vida, membro da família.
  • Neve. Sinal de abundância, cura de doenças. Um estudioso árabe afirmou que neve em abundância representa tirania, injustiça e sofrimento a que um governo submete a seu povo. Se é pouca neve; sinal de fertilidade. A neve que cai sobre alguém representa uma viagem pouco favorável. Ver nevar excessivamente em algum lugar; sinal de distúrbios.
  • Ninho. Casa, esposa. Ver um ninho de pássaros; deslumbramento por uma mulher. Aqui se refere a ninhos encontrados em árvores. Aqueles que surgem em uma parede ou buracos; esconderijo.
  • Noite. Sinal de ociosidade e do homem folgazão. Sonhar que a noite não tem fim; paralisação. Ver aparecer a alvorada depois de uma noite escura é sinal de alívio, . salvação, união matrimonial depois de uma longa separação. A noite e o dia são também símbolo de chefes de estados rivais. É também sinal de pobreza, falta de trabalho, retorno de um ausente, presença de certos fenômenos sobrenaturais, segurança.
  • Noivo(a). Ver a noiva vestida para a cerimônia; vida folgada. Sentir que foi chamado de noivo sem ter noiva; mau presságio. Assistir a um casamento com música e canto; morte de um dos parentes.
  • Nome. Quando o nome do sonhador é trocado no sonho, indica vaticínio de felicidade. Se é chamado pelo nome de uma doença; mau presságio.
  • Noz. Dinheiro guardado. O ruído de nozes no sonho significa desgosto, lutas entre vizinhos. Cortar um ramo de nogueira; sinal de morte. As nozes representam pessoas boas, chefes e irmãos. Nozes quebradas; dinheiro ganho com dificuldade..
  • Números. Um; obtenção de riqueza, casamento feliz; solidão. Dois; triunfo sobre um inimigo. Três; cumprimento de uma promessa. Quatro; testemunho, prova. Cinco e seis; duvidar das verdades da religião. Sete e oito; coisas funestas. Nove; aperto e mal-estar, companhia de gente má. Dez; expiação de um juramento ou falta. Vinte ou cem; socorro. Trinta; uma promessa que não se cumprirá.
  • Nuvens. Claras, sorte nos amores. Escuras; dificuldades financeiras. Ver-se no meio de nuvens; notícia inesperada e desagradável.


O


  • Obesidade. Ver-se obeso no sonho prediz aumento da fortuna. Se alguém usar roupa amarela, além de gordo, doença rápida.
  • Ódio. Odiar ou ver-se odiado por alguém é um mau presságio. Odiar uma pessoa querida se interpreta por rancor. Ver uma pessoa que se odeia na vigília; impaciência, companhias indesejáveis.
  • Olhos. Símbolo de fé religiosa, representam a alma. Sonhar com muitos olhos no corpo; força moral, piedade. Mesma interpretação para um coração cheio de olhos. Ver que alguém observa com olhos muito abertos; cuidados. Um olhar penetrante;  coisa útil para todos. Sonhar que os olhos caíram; morte de um filho, de um irmão ou uma pessoa querida. Perder um olho; doença.
  • Onda. Quebrando na praia, se forem altas perigo; se forem mansas enganos. No alto-mar; perigo. Andar sobre as ondas ; situação instável. Ondas rebentando sobre os rochedos; Rivalidades com pessoas ricas ou perigosas.
  • Operário. Pobreza, distúrbios, agitação em proveito próprio. Ver no sonho um operário com a roupa suja.; trabalho honesto e proveitoso. Ver um operário destruindo uma casa ou uma planta; mau presságio.
  • Opressão. Sentir o coração oprimido durante o sonho; angústia na vigília. Pode significar ou assinalar um estado de erros e males cometidos.
  • Oração. Sonhar que cumpre as orações que a religião estipula; trunfo moral, liberdade, prestígio. Orar na escuridão; bons indícios para o sonhador.
  • Ordenhar. Ordenhar vaca, ovelha anuncia um ato social, ou vida política. Ordenhar e logo beber o leite é sinal de riqueza.
  • Orelhas. Filhos, dinheiro, boa posição, ciência, todas as coisas que podem trazer orgulho ao homem comum. Sonha que tem grandes orelhas; mudanças na vida. Orelhas cortadas; desgraças. Sonhar que ouve bem; boa fé, sabedoria, inteligência.
  • Orfandade. Problemas morais.
  • Osso. O osso de animais é interpretado por dinheiro, roupas, fortuna. Receber ossos no sonho; prosperidade. Para o homem sem fortuna, os ossos representam sua riqueza moral ou religiosa. Significa também os membros da família que servem de apoio na casa.
  • Ouro. Prediz coisas abomináveis, ou paixão pela vida material. Uma pulseira de ouro; herança próxima. Receber uma peça de ouro; subida de posição no trabalho. Ouro bruto simboliza sabedoria e conhecimentos úteis, amizade sincera, esposa leal. Simboliza ainda a utilização da mente para o serviço prático.
  • Ovelha. Mulher dócil. Caminhar atrás de uma ovelha sem alcançá-la; mulher impossível. Comer carne de ovelha; bom angúrio.
  • Ovos.  Visão de mulheres. Ver sua galinha desovar;  filho a caminho. Comer ovos crus no sonho; dinheiro ilícito. Comer casca de ovos; calúnias. Ver-se com ovos nas mãos; doença grave da  esposa. Os ovos também representam ouro e prata. (a casca é prata, a gema, o ouro).


P


  • Paciência. Ter paciência durante o sonho; alta posição, boas notícias. Sofrer pacientemente um infortúnio anuncia bem-estar, salvação, boa saúde, triunfo.
  • Padeiro. Anuncia tranquilidade e sossego, ausência de medo, vida feliz e calma. Ver-se transformado em padeiro; obtenção de muito dinheiro e uma vida calma e folgada. Pode também ser interpretado como filho de amigo. Receber pão; alegria e felicidade.
  • Padre. Ver um; situação duvidosa, expectativa; se estiver paramentado, auxílio inesperado.
  • Pai. Sonhar com o pai é receber ajuda de onde menos se pensa e mais ainda se se é pobre. Representa também o retorno de uma pessoa querida. Ver o pai no sonho é alegria e cura das dores. Sonhar que o pai edifica uma casa mas não a termina; simboliza que o filho herdará toda obra do pai.
  • Palácio. Governante, uma pessoa piedosa, um sinal de atos bondosos. Entrar em um palácio; bom angúrio, casamento, melhoria de vida. Subir as ecadas de um palácio; ascensão na vida.
  • Palha. a palha seca se traduz por grande fortuna e abundância.
  • Palidez. Indica doença. A palidez pode ser interpretada por humilhação, temores, enganos ou vida dedicada a privações, amores contrariados e tristeza.
  • Palma. Ver brotar pelos na palma da mão; dúvidas, aflições. Para outros essa mesma visão significa dinheiro. Ver que as mãos diminuíram; covardia fraqueza moral.
  • Palmeira. Homem instruído e justo. Cortar uma palmeira é sinal de morte. Arrancar palmeiras; pestes e desgraças. Representa também vida longa, uma casa, bens, vestuário, triunfo de uma causa justa.
  • Panela. Se traduz por um mestre que ensina sentado; seu conteúdo são as lições. é também homem que oferece suas riquezas a estranhos. Panela com alimento; bom sinal para o sonhador.
  • Papagaio. Homem tratante, cruel e impostor.
  • Paraíso. Ver um paraíso no sonho sem entrar nele; é um bom anúncio. Aproximar-se da entrada do paraíso é a materialização de todos os desejos e esperanças, depois de muitos esforços e sofrimento. O homem que tem esse tipo de sonho viverá em companhia de gente justa e seleta. Receber a promessa de entrar no paraíso é sinal de herança. Comer produtos do paraíso; riqueza espiritual.
  • Paralisia. Anuncia faltas graves. A paralisia da mão direita, no sonho, é um presságio de um castigo injusto de um inocente. Paralisia nos dedos; presságio de morte em família.
  • Parteira. A parteira sempre representa notícias transcendentais.
  • Passear. Só; tristeza. Em companhia de alguém; amor correspondido. A cavalo; posição elevada. Com uma criança; felicidades na família. De carro; dinheiro no futuro.
  • Pato. Mulher, esposa. Aquele que come carne de pato em sonho receberá dinheiro ou se casará com mulher rica. Simboliza pessoas graves, sérias, piedosas.
  • Paz. Fazer paz no sonho e indício de harmonia, de retorno ao bom caminho. Fazer a paz com o inimigo; luta com o mesmo.
  • Pedra. Ver pedras amontoadas; questões com a polícia ou com a justiça, tanto mais grave quanto maior a quantidade de pedras. Jogar pedra em alguém; decepção profunda com a pessoa amada. Receber pedradas, graves desgostos provocados por calúnias.
  • Peito. Amplitude do peito que se nota no sonho ´sinal de magnanimidade, arrependimento arrependimento sincero, voltar a razão. Peito estreito; perda de fortuna, tristeza, pena. Sentir dores no peito; faltas puníveis.
  • Peixes. Ver peixes no fundo do mar e pescá-los; receber bens materiais de acordo com a quantidade de peixes pescados. Pescar em água turva; mau sinal. Ver-se pescando; elogios. Conservar peixes em sal; benefícios. Ver peixes mortos; Mau presságio. Quando um peixe escapa da mão; um devedor que se recusa a pagar. Comprar peixes; casamento. Comer pescado sem estar preparado; calúnia, atentar contra o decoro, doença.
  • Perder. Perder dinheiro indica desvio na fé, imoralidade, faltas do sonhador. Perder os filhos; conquista de boas posições, alegria, boas notícias.
  • Perdiz. Caçar uma perdiz; casamento. Possuir um perdigão; nascimento de um filho.
  • Peregrino. Símbolo do homem que busca sabedoria em todos os cantos do mundo e de um grande idealista.
  • Perfume. Elogio. O doente que se perfuma; sinal de morte. A mulher que no sonho se perfuma; fará boas obras. Se é solteira; matrimônio. Perfumista; homem piedoso, asceta, intelectual que educa, dá alegria e inspira confiança.
  • Perna. Símbolo da família ou do clã. Um defeito  na perna é sinal de que aquele que sonha não tem família nem clã. Uma dor na perna denuncia que o sonhador fará mal a seus familiares. Curar-se de uma dor na perna; bem-estar. Ver-se com uma perna mais curta que a outra; perda dos meios de vida. Caminhar com uma só perna; perda da metade da fortuna.
  • Pérola. Quando uma mulher entrega uma pérola a seu marido terá um filho varão. Trocar jóias legítimas por falsas; sinal de que o sonhador é frívolo, prefere a vida artificial à verdadeira, o vício à virtude. Jogar pérolas na água, mar, rio, poço representa benefício, estímulo. Abrir uma ostra e encontrar pérola; necessidade de ouvir uma pessoa sábia.
  • Pés. Limpos; boa sorte. Sujos; tristeza. Ter mais de dois; negócio lucrativo.
  • Pescoço. Simboliza segurança e lugar de confiança. Pescoço grosso; dúvida moral.Pescoço fino; incapacidade de cumprir suas promessas e compromissos contraídos. Sonhar com pescoço envolto por uma serpente; homem que não paga. Pescoço simboliza também governo, tutela, testemunho, mandato. Pescoço dolorido; demora no pagamento de dívidas. Pescoço coberto de jóias; dívidas acumuladas.
  • Pimenta. Morte de um menino, alegria curta, comércio transitório, uma esposa que se separa do marido. Um cargo que se perde. Também representa dinheiro ganho com muito sacrifício.
  • Pinheiro. Homem de certa posição, de boa reputação, mas de pouco dinheiro. Fazer uma porta de pinho para a própria casa; trabalhador com maus antecedentes.
  • Pintar. Ver um pintor; prognóstico de prestígio, de autoridade, de riqueza, alegria.
  • Piolho. Vida arregalada, riqueza, folga. Ver piolho sobre uma camisa; confirmação de um cargo, fortuns. Ser mordido por piolho; calúnia de gente insignificante.
  • Pirâmides. Sonhar com as pirâmides do Egito significa receber notícias  extraordinárias com antiguidades ou com a mente humana. Revelam mistérios, ensinamentos e advertências. Outros asseguram que esse sonho pode ser presságio de um casamento com uma pessoa que não pensa da mesma forma.
  • Piscina. Cheia de água; realização de um desejo. Vazia; decepção Nadar em uma; boa saúde.
  • Plantas. Sonhar com plantas perfumadas; dissipação de penas; realização de boas obras, promessas de gente honrada. Para o solteiro, noivado; para o casado, filhos. Pode ser presságio de doenças, penas , ou desgraças. Fazer ramalhete de diversas flores significa proximidade da morte ou praga. Pé de hortelã; forte desejo amoroso. Pé de abóbora; gravidez. Roseira; amor que exige paciência. Jasmineiro; fantasias. Hera; amizades. Samambaias;esperança frustrada.
  • Pluma. Símbolo da sabedoria, da moralidade, da autoridade. Ver-se com uma pena na mão e um papel; mudanças na vida. Prediz trabalho fértil e assinala causas nobres. É também um homem que oferece garantias, casamento com uma mulher bela.
  • Pobreza. No sonho, pobreza é fortuna. Receber alimento no sonho, sendo pobre, é sinal de graça. Passar  muita miséria se interpreta por um homem que roga pela felicidade do povo.
  • Poço. Ver um; perigo iminente. Cair num; desastre. Estar preso dentro de um; acontecimento desagradável na família. Ver alguém preso dentro de um; doença grave na família. Tirar água de um; dificuldades financeiras.
  • Polícia. A polícia representa no sonho o agente da morte, símbolo do terror e das penas. Se são vários agentes policiais; haverá lutas, temores tristezas, desgraças, torturas, perigos; se for apenas um oficial da patente elevada; sossego, boa reputação, tranquilidade.
  • Ponte. Atravessar uma; dificuldade superada. Ver uma arrastada pelas águas; transtornos nos negócios. Cair de uma; desgostos conjugais profundos.
  • Porco. Inimigo malvado, forte, astuto e covarde. Porco domestico; sinal de fecundidade, abundância. Matar um porco no sonho; vencer um inimigo poderoso. Pode ser interpretado por um homem rico, carente de fé, malvado. Ver entrar uma manada de porcos numa casa; funcionários do governo tomarão a casa.
  • Porta. Ver a porta de casa quebrada; mudança de vida. Aquele que não consegue encontrar a porta de casa; preocupações mundanas. Ver a porta desaparecer; morte do dono da casa, mudanças em seu caráter. Ver as portas de uma cidade; governo. abrir a porta; símbolo de que as coisas começarão a andar bem. Uma porta nova na casa daquele que sonha; anúncio de boa saúde.
  • Praia. Ver uma de longe; viagem inesperada. Estar em uma; noivado próximo.
  • Presente. Receber um presente no sonho; subir de cargo. Simboliza também honra, prestígio e poder.
  • Presunção. Traduz-se por autoritarismo. ditadura. Ver-se transformado num presunçoso num sonho; anúncio de coisas transitórias.
  • Primavera. Indica dinheiro. Pode também anunciar amizades e amores novos.
  • Príncipe. Ver-se como príncipe; anúncio de casamento. Sonhar que leva alimentos a um príncipe; tristezas e logo alegrias, dinheiro inesperado.
  • Prisão. Pena e humilhação. Símbolo das contrariedades, dos sofrimentos. Uma prisão desconhecida significa a mesma vida. Entrar numa prisão; vida longa, reunião com gente amiga. Sair do cárcere; salvação de uma doença. Ver-se preso em sua própria casa; bom angúrio.
  • Pulgas. Homem caluniador, débil, insignificante. Ser picado por pulgas; ameaças de pessoas ordinárias. Ver sangue de pulgas; dinheiro recebido de gente  má.
  • Pulseira. a pulseira na mão de um homem indica vida estreita, mas se é na mão de uma mulher, representa alegria, abundância.
  • Punhal. Levar um punhal na mão á sinal de riqueza. Embainhar um punhal; anúncio de casamento.


Q


  • Quadro. Ver alguém pintando um quadro; aborrecimentos. Estar pintando um; ideal não alcançado. Pendurar um na parede; aumento de família. Comprar um; promoção no emprego. Vender um; dificuldades econômicas.
  • Quarto. Sinal de segurança. Para o solteiro; casamento. Para o casado;nascimento de um filho, mulher piedosa. Ver um quarto de longe; alegria. posição social. Ver-se em um quarto novo; riqueza. Ver-se em um quarto velho; sinal de maior pobreza para o pobre; o mesmo para o rico. Subir, com temor, para um quarto desconhecida. sossego.
  • Queda. Levar uma; perseguição de inimigos. Ver uma pessoa levar uma queda; se for conhecida, desavenças na família;  se desconhecida, triunfo sobre inimigos.


R


  • Raiva. Morte repentina, escândalo ou perda de dinheiro. Também vaticina pobreza. Sair de uma casa com raiva; prisão.
  • Rato. Ver que um rato entrou em casa; viagens longas Ver ratos correndo pela casa;  ladões. O rato representa também um homem corrompido, dano inesperado.
  • Rede. Ardis, enganos.
  • Refúgio. Pedir refúgio num sonho;enganar aquele que dá o refúgio. Dar refúgio a alguém conhecido; um bem.
  • Rei. Sonhar com um rei encolerizado prediz suspeitas contra o sonhador. Frequentar as casas dos governantes no sonho se traduz por pedidos satisfeitos.
  • Relâmpago. Sinal de caminho da verdade, revelação de segredos, boas notícias, retorno de um ausente, socorro ao angustiado. Relâmpago com chuva; mau presságio.
  • Relação sexual. A interpretação depende dos detalhes. Se o sonhador estava na casa e sua experiência for agradável significa adaptação feliz às experiências. Se as pessoas envolvidas eram outras, é necessário verificar o que o sonhador sentiu em relação à cena , desagrado em relação ao ato sexual; possibilidade de desajuste ou repressão de problema emocional.
  • Retornar. Sonhar que retorna à casa depois  de uma ausência; cumprir um dever. Assinala também um alívio para o sofrimentos, obtenção de bens, arrependimentos.
  • Rio. Homem venerável. Saltar as água de um rio; salvação de um perigo. Entrar num rio de águas turvas; bem-estar. Simboliza também a própria vida.
  • Roda. Ver uma roda em movimento é sinal de viagem. Se ela se rompe quando em movimento; mau angúrio. Parada; preocupações. Denteada; situação segura.
  • Roubo. O roubo de dinheiro representa calúnia.
  • Rua. Ver uma inteiramente deserta; moléstia grave. Uma cheia de gente, mas sem veículos; êxito nos empreendimentos. Uma com grande movimento de veículos; viagem inesperada.
  • Ruínas. Assinalam  a dispersão da família, a morte do sonhador, o exílio. Ver-se em meio às ruínas; viver entre pessoas grosseiras e prepotentes. Reconstruir ruínas representa retorno ao bom caminho da virtude.


S


  • Sacerdote. Indica fé,  vida monástica, pessoa honorável cuja vida exemplar se deve imitar. Símbolo do sábio que não engana, do indivíduo reto, insubornável. Representa a boa reputação.
  • Sal. Símbolo do dinheiro ganho sem muito esforço. Encontrar um monte de sal é presságio de doença. Todas as coisas salgadas indicam remédios, receitas, boa amizade, ajuda mútua.
  • Saltar. Saltar sobre um só pé vaticina mudanças de um lugar para outro. Se o salto é longo, viagens. Se é curto, perda de dinheiro.
  • Sandálias. São símbolos favoráveis. Predizem uma esposa, um empregado, um amigo, um sócio. Comprar um pá de sandálias e não usá-las; casamento com uma virgem. Caminhar apenas com uma sandália; separação.
  • Sangue. Dinheiro ilegítimo, ganhos através de faltas ou erros. Ver-se com a camisa manchada de sangue; problemas. Ver sair sangue do próprio corpo; boa saúde, fortuna. O sangue está relacionado com o poder, dinheiro, atitude generosa. Ver sair muito sangue em sonho se traduz pela perda de ajuda dos mais próximos ou ausentar-se.
  • Saturno. Vê-lo num sonho representa a derrota de um rival, superioridade sobre os outros, poder espiritual do sonhador.
  • Sede. Paralisação dos negócios, pobreza, nostalgia. Sentir sede durante o sonho pode ser desvio moral ou salvação de algumas contrariedades. Representa também necessidade de sair da ignorância.
  • Selva. Símbolo dos lugares indesejáveis, razão ofuscada, mente empobrecida.
  • Serpente. Inimigo, tesouro, mulher, filho. Ver-se mordido por uma; carregar as culpas de um adversário. Ver uma dentro de casa; armadilha de inimigos. Ver uma voar; viagem. Vê-las sendo mortas nas ruas; guerra e triunfo dos inimigos sobre os habitantes da cidade. Ver-se picado por uma venenosa; lutas contra um inimigo. Se o sonhador morre; presságio sobre a sua própria morte. Ver uma sair da terra; sinal de danos e penúrias para aquele lugar. Ver uma sobre a cabeça; alto cargo a espera do sonhador. A serpente negra se interpreta por um inimigo mais cruel e perverso que o que é simbolizado pela serpente branca. Ver uma serpente morta; morte natural de um inimigo.
  • Sol. Simboliza a máxima autoridade da região. Pai, chefe supremo, , mulher formosa. A luz d o Sol representa majestade e justiça de um governante. Anuncia casamento e progresso nos negócios. Ver o Sol iluminar um  lugar,governo à sombra de outro, anuncia superioridade baseada no saber. Sol vermelho; vícios, perturbações no país. Amarelo; enfermidade. Coberto de nuvens; derrota da autoridade. Ver o Sol junto à Lua; casamento.
  • Sombra. Alívio,proteção. Para a mulher é seu marido e vice-versa.
  • Sorriso. Um sorriso franco é sinal de honradez, poder interior, alegria.  É bom angúrio para os solteiros e empregados públicos.
  • Subir. Poder e posição, segundo segundo à altura alcançada.. Subir uma montanha; viagem.


T


  • Taberna. Ver-se em uma taberna se interpreta por sair da inércia e entrar em atividade, conseguir força e energia, vida alegre.
  • Temor. Significa tranquilidade, sossego, paz. Para outros, arrependimentos.
  • Tempestade. Ver uma estando dentro de casa; maquinações  de inimigos. Andar no meio de uma, doença grave.
  • Templo. Simboliza o homem piedoso, sábio e magnânimo. Construir um templo prediz um bom ano. Ver um templo destruído; morte de um líder religioso
  • Tesouro. Sabedoria e conhecimento. Encontrar um tesouro, em sonhos, se interpreta por um futuro brilhante no mundo da ciência e da cultura em geral.
  • Tinta. Sinal de distinção e cargo elevado. Palavras escritas com tinta negra; sinal de força. Tinteiro; conseguir um no sonho simboliza discórdia entre parentes ou com a esposa.
  • Torre. Estar numa torre; dificuldades para conseguir o que quer.
  • Touro. Símbolo da força criadora, da excitação dos sentidos, da vitalidade. Representa a figura que desdém o poder, o chefe, o líder do lugar. Comer a cabeça de um touro; sossego. O touro representa ainda um homem apaixonado, reacionário e raivoso. Para o industrial e o comerciante essa visão se interpreta por prosperidade comercial durante esse ano. Montar e domar um touro é um bom  indício para o sonhador,pois simboliza o triunfo do mesmo sobre suas forças instintivas. Se o touro traz uma carga; dinheiro que se receberá, proporcional ao tamanho da carga. Se o que sonha faz entrar um touro em sua casa , boa sorte, um bem inesperado. Mugido de touro; anuncia viagens e lugares distantes. Uma manada de touros. Touro com muitos chifres; ano de abundância.


U


  • Unha. Triunfo, bonança. Unhas cortadas, tem o sentido oposto. Ver as unhas caídas; derrota. Unhas limpas; entendimento.
  • Urinar. Gastar dinheiro demais. Abundância de bens. Reter a urina;  falta de reflexão. Não poder urinar; desgosto no casamento.
  • Uva. Sinal de riqueza, fortuna adquirida com esforço, bem-estar, harmonia, amizade.


V


  • Vaca. Vacas gordas; anos férteis e fecundos. As magras pressagiam fome e desolação nos campos. Comprar uma vaca; sinal de prosperidade. Encontrar uma vaca perdida; adquirir um posto na casa de um homem honrado. A vaca é sempre um símbolo bom.
  • Vale. Prediz uma viagem difícil, um homem indômito, problemas. Viajar por um vale demonstra que o sonhador gosta de poesia. A visão de um vale prediz chuvas ou recebimento de uma mensagem importante.
  • Vela. É símbolo de retorno ao bom caminho. A vela acesa assinala poder, um filho que ocupa altos cargos, um homem generoso e altruísta. Pode traduzir-se por um bom cargo. Riqueza para o necessitado.
  • Veneno. Dinheiro, se esse veneno tem algum efeito sobre o corpo. Beber veneno por sua própria vontade; desespero trágico. Dar de beber veneno a alguém; o sonhador será vítima de traição.
  • Vento. Com chuva; desgostos Sem chuva; viagem. Ventania; obstáculos inesperados. Ventania agitando o mar; infortúnio.
  • Verrugas. Significam dinheiro
  • Versos. Dizer versos  para alguém testemunho falso. Ouvir um recital poético; o sonhador assistirá reuniões onde não haverá lugar para a verdade.
  • Viajar. Sonhar que se está viajando indica possibilidade de completa reviravolta na vida, mas o sonho deve ser cuidadosamente interpretado, levando-se em conta outros fatores.
  • Vigilância. Na maioria dos casos representa segurança, autoridade e sossego para o que vigia, e aflição e desamparo para o vigiado. Ver-se vigiado num sonho nuncia complicações em sua vida diária, dificuldades.
  • Vinho. Beber um vinho sem oferecê-lo a ninguém; bom angúrio. Beber vinho misturado com água; dinheiro mal ganho. Bom sinal para aqueles que querem se casar.
  • Voar. Voar de um lugar para outro; mudar de serviço. Vôo com asas; viagens. Perder-se durante o voo e não voltar para a terra; morte. Voar muito alto; perigos. Voar com aves; relações com gente estranha. Voar sobre uma montanha alta; triunfo sobre um inimigo poderoso.


X


  • Xadrez. Jogar; inimizade. Ver outro jogando; falta de dinheiro. Ganhar um jogo de xadrez; perigo de prejuízo.
  • Xícara. Comprar uma;saúde por muito tempo. Quebrar; doença.


Z


  • Zebra. Ver uma zebra ou mais; triunfo sobre o inimigo, tanto mais completo quanto maior o número de zebras. Montar em uma viagem próxima.



















Comentários

Postagens mais visitadas